Date: Fri, 28 Sep 2001 05:28:34 -0300 (BRT)
From: Rubens Queiroz de Almeida #200503# <queiroz@unicamp.br>
Subject: [Dicas-L]Domínios virtuais no Apache

Domínios virtuais no Apache
Daniel Duclos <daniduc@cybershark.net>

Este é outro tutorial rápido, de como fazer
domínios virtuais no apache! Junto com o tutorial
de como fazer um servidor de mail com domínios
virtuais (http://www.cybershark.net/dicas/artigos/qmail)
temos uma boa solução para provedoras!

Em primeiro Lugar, obtenha o apache em
http://www.apache.org

Para Fazer Domínios Virtuais no Apache existem
dois meios: Name Based Virtual Host e IP Based Virtual Host (Dominio
Virtual Baseado em Nome e Baseado em IP).
O mais indicado é você utilizar o Name Virtual
Host, pois dessa forma você utiliza somente um ip,
e não um ip para cada domínio!

Insira em seu httpd.conf (no Conectiva fica em /etc/httpd/conf)
as seguintes linhas:

NameVirtualHost 200.111.222.111

<VirtualHost 200.111.222.111>
ServerName www.dominio1.com.br
DocumentRoot /home/httpd/vhosts/dominio1
</VirtualHost>

<VirtualHost 200.111.222.111>
ServerName www.outrodominio.com.br
DocumentRoot /home/httpd/vhosts/outrodominio
</VirtualHost>

Bom, para evitar que o primeiro Host declarado se
torne o padrão da página
você tem que declarar também o seu domínio
principal como um name virtual
hosts, da mesma maneira dos outros:

<VirtualHost 200.111.222.111>
ServerName www.seudominioprincipal.com.br
DocumentRoot /home/httpd/html
</VirtualHost>

Lembre-se: Existem alguns browsers (bem) antigos
que nao suportam esse tipo
de configuração, você não deve ter problemas com
Netscape 3 em diante e IE 4 em diante.

Uma documentação técnica mais detalhada pode ser
achada no site da Apache na seguinte URL:
http://www.apache.org/docs/vhosts/index.html
As mensagens da lista Dicas-L são veiculadas diariamente
para 16667 assinantes.

A redistribuição desta e outras mensagens da lista Dicas-L pode
ser feita livremente, deste que o conteúdo, inclusive esta nota,
não sejam modificados.