atualizacao do kernel e instalacao modem motorola HSP 56 modem/fax

oi pessoal,

ha alguns dias estou tentando instalar meu modem motorola HSP 56 modem/fax
soh que no site www.motorola.com  o drive que consta e para kernel 2.4, sendo
assim baixei via window$  no site da www.cipsga.com.br  o kernel 2.4 arquivo
linux-2.4.0.tar.bz2.
nao consegui desconpactar o arquivo linux-2.4.0.tar.bz2, tentei tar, gunzip.
pode ser que tenha errado no comando para descompactar.

outrossim alguem me pode indicar um caminho melhor para que consiga instalar
este modem, eu sei que nao eh facil pois eh da familia wimodem (linmodem).

mas uma coisinha (off-topic talvez), visto que ainda estou familiarizando com o sistema
operacional, baixei uma apostilia para programacao C , soh ue para compilar exije
a biblioteca ncurses.c , nao consegui achar pelo meu CD (revista arquivo linux nr.03).
apt-cache search "ncurses".

aguardo ajuda,

Carlucio