En: diretórios do sistema

----- Original Message -----
From: Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org>
To: <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Sent: Wednesday, August 08, 2001 9:42 PM
Subject: Re: diretórios do sistema

> veja o Debian-Policy (www.debian.org/devel você vai ver isso lá...) que
uma
> parte desse manual trás a FHS (Filesystem Hierarchy Standard) que rege
para
> que serve cada diretório...
>
> ou apt-get install debian-policy (mas o do unstable é a versão mais
recente
> e não sei se o do potato menciona a FHS...)

A maioria dos livros sobre Linux também trazem essa informação...segue a
lista dos mais famosos:
/bin - Contém arquivos binários executáveis (provavelmente, muitos comandos
que utilizar, estarão aqui!);
/dev - Contém os drivers do sistema;
/var/log - Contém arquivos de logs do sistema;
/usr/X11 - Contém os arquivos e diretórios sobre o X-Windows;
/usr/doc - Contém documentos que oferecem informações sobre os mais variados
assuntos;
/var/spool/mail - Armazena os mails dos usuários até serem lidos;
/boot - Contém arquivos usados no boot do sistema (configuração do teclado,
informações sobre drivers, imagens etc);
/tmp - Contém arquivos e subdiretórios temporários do sistema.
/etc - Contém arquivos de configuração do sistema, de vários programas,
serviçoes etc.
/cdrom - Diretório onde você pode montar seu drive de CD-ROM.
/floppy - Diretório onde você pode montar seu drive de disquette.
/mnt - Diretório onde você pode montar outros drives.
/home - Dentro desse diretório, ficam armazenadas as pastas de cada usuário
do sistema. Dentro da pasta de cada usuário, são encontrados arquivos
ocultos que determinam as configurações do sistema para o usuário.
/root - Pasta do usuário "root" (administrador do sistema). Existem também
arquivos ocultos que determinam a configuração de sistema para esse usuário.