Re: Passando o Debian para um HD novo

Olá,

Aí vai um método que deve ajudar bastante.

Primeiro faça o download de um linux em disquete:

http://www.ibiblio.org/pub/Linux/system/recovery/ramf-104.exe

 ou

ftp://ftp.ibiblio.org/pub/Linux/system/recovery/ramf-1.04.exe

Descompacte-o:

Sob linux:

# unrar x -cl ramf-104.exe  ou  rar x -cl ramf-104.exe
# cd ramflop

Sob win:

# é só executar. :)

Após feito isso é preciso gerar o disquete a ser usado.

Se for sob win é só executar o mkrescue.bat;

Sob linux é só seguir as instruções no readme.

Pronto, gerado o disquete faça o seguinte:

Coloque os dois hd's na máquina, o novo como hda e o velho como hdx
(x=b,c,d)

De boot com o disquete (tecle enter quando aparecer o prompt :) ) e após
execute:

# fdisk /dev/hda

Crie as partições no hd novo, procure fazer as partições como estavam no hd
antigo, dependendo do tamanho do hd é aconselhável fazer uma partição /boot
de uns 10MB.

Digamos que foram criadas as seguintes partições:
/dev/hda1 linux
/dev/hda2 extended
/dev/hda5 swap
/dev/hda6 linux

É necessário agora formatar as mesmas:

# mke2fs -v /dev/hdax para as partições linux ( -v = verbose)
# mkswap -v /dev/hdax para a partição swap.

Feito isso é necessário montar as partições do hd antigo;

# fdisk -l /dev/hdx para listar as partições existentes

# mount /dev/hdxy /mnt/linux ( onde "x" é = a letra do dispositivo, exemplo:
/dev/hdc, e o "y" é = a partição root "/")

Agora é preciso montar as partições do hd novo, se foram criadas partições
equivalentes ao hd antigo faça assim;

# mount /dev/hdax /mnt/temp ( onde "x" é = a partição root "/")

Agora vamos copiar  os dados do hd antigo para o hd novo :)

Execute o seguinte comando:

# tar -cvpl /mnt/linux | tar -xpf - -C /mnt/temp

Aguarde ....

Após a copia é preciso montar a partição /boot dos dois hd's para que possa
ser feita a copia dos dados dessa partição ( mas antes verifique se já não
foi copiada.)

Faça:

# mount /dev/hdax /mnt/linux/boot ( onde "x"  é = a partição /boot do hd
novo)

# mount /dev/hdxy /mnt/temp/boot ( onde "x" é = a letra do dispositivo,
exemplo /dev/hdc e "y" é = a partição do /boot)

Faça o mesmo procedimento de cópia anterior acrescentando somente o /boot :

# tar -cvpl /mnt/linux/boot | tar -xpf - -C /mnt/temp/boot

Faça da mesma forma para todas as partições que forem necessárias.

Depois de realizadas as copias é preciso gravar o gerenciador de boot no hd
novo, se for o lilo faça:

# chroot /mnt/linux lilo -v

Se tudo ocorrer bem desmonte as partições, de o comando halt ou reboot,
desligue a máquina, retire o hd antigo e seja feliz. :)

Infelizmente isso tudo parece ser complicado, mas depois de umas duas ou
três vezes, fica fácil. :)

Bom ainda tem mais uma dica.

Esse disquete de recuperação tem um help que explica isso e muito mais o que
vc pode fazer com ele, é só executar o
comando "mc" ( é o Midnight Commander) e após teclar "F1" para aparecer o
help, que é bem detalhado.

Boa Sorte, se precisar de ajuda, é só pedir.

Erico Rolinski