RES: hurd.. um monte de lixo?

	Olá Daniel,

-----Mensagem original-----
De: Daniel Confortin [mailto:danjoe@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 17 de abril de 2001 09:35

> Amigos. Dias atras eu li uma declaracao de linus
> que chamava o nucleo do mac os (ou melhor o os X)
> de um monte de lixo... Alguem poderia me explicar
> a relação do Hurd com o mac OS e dar algum parecer
> sobre esta declaração?

	Esse texto saiu na ZDNet há pouco tempo e foi bastante criticado por
seu caráter provocador da comunidade Free Software. O que acontece é que o
Linux acredita que a melhor forma de criar sistema operacional é utilizando
um kernel monolítico. Ele acha que a utilização de um microkernel como o
Mach, que é utilizado pelo Hurd, MacOS X, OS/2 e outros é complicada o
bastante para não valer a pena. Essa é uma opinião pessoal dele quanto à
forma de se criar um kernel. O que a ZDNet fez foi assumir que, por causa
disso, ele acha que todos os OS baseados em microkernel são uma porcaria.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Linus Tolvards nunca deu uma
declaração desse tipo (pelo menos que eu saiba) em relação ao HURD ou ao
MacOS X.

> Oque pretende exatamente o GNU/Hurd?
> to totalmente boiando...

	Quanto ao HURD, ele é o núcleo do GNU. A idéia da Free Software
Foundation era criar um sistema UNIX-like totalmente free(GNU = Gnu is Not
Unix), e criou vários softwares para ele. Um desses softwares é o HURD que
é, basicamente, o kernel. Só que em vez de criar um kernel monolítico,
estático, a FSF preferiu utilizar um microkernel (o Mach) e os servidores
carregados sob demanda, criando uma estrutura muito mais dinâmica e flexível
do que hoje é o Linux. Entretanto essa estrutura é complexa e demorou (está
demorando) muito tempo para ficar pronta. Nesse meio tempo, foi criado o
Linux, que junto com as ferramentas GNU criadas, formaram o que hoje
conhecemos como GNU/Linux.

	Leia mais na página da Free Software Foundation:

http://www.fsf.org/
http://www.gnu.org/

	Um abraço,
	André Leão Macedo