Re: software amanda - backup

'As 14:00 de terça-feira, 13 de fevereiro de 2001, Gustavo Noronha
Silva (KoV) enviou o texto que respondo abaixo.

Caro Gustavo,

> naum, vc estah se enganando... o binario para outra arquitetura eh
> recompilado para aquela arquitetura mas fica num "braco" diferente
> do ftp/http... vc nunca viu q o braco q vc usa chama-se binary-i386
> ?? existe o binary-alpha e por aih vai... por isso os binarios soh
> serao especificos de arquitetura se tiverem nomes diferentes, o que
> eh ridiculo e eh com certeza um serio bug!
>
> no symlinks here, naum faz sentido instalar um binario m68k no meu
> i386... neh verdade? entaum eu nem nunca vou ver esse pacote...

Existe também o binary-all, e um monte de pacotes dos binary-* são
symlinks para lá. Acho (não olhei) que os common genéricos ficam nessa
árvore. E ela obviamente não deve servir para nada isolada.

Desse modo, pode haver um blabla_versão_i386.deb e um
blabla_versão_m68k.deb que se ligam ambos a um
blablacommon_versão_all.deb, chamando-o simplesmente de
blablacommon_versão, que por sua vez se liga aos dois primeiros,
chamando-os apenas de blabla_versão. Assim, quando o apt ou outro
gerenciador encontra o arquivo linkado, "acha" que é daquela
arquitetura, quando na verdade não tem nenhuma.

> agora sim... aqui vc falou algo certo.. *mas*... vc pode querer
> instalar o common sozinho por uma serie de coisas, mas digamos que
> isso naum seja necessario a vc, o certo eh criar no caso 3 pacotes

Para isso existe a opção de forçar a instalação. Afinal, instalar
somente o common é algo no mínimo incomum. :-)

> cliente.deb server.deb common.deb... experimente ver algum pacote
> com essa formatacao, esses sim existem e saum muito comuns...

Sim.

> uma dependencia ciclica me parece um tanto boba, a naum ser que
> vc queira uma modularidade realmente incrivel....

Coisa que o Debian faz até não poder mais, não? ;-)

Para ver um pouco o quão detalhistas costumam ser, dê uma lida no
changelog.Debian da libc6. Tanta gente achou estranho uma libc depender
de outros pacotes que tiveram de voltar atrás e fazer um "pacotão" de
novo.

Entender o Debian é tão divertido quanto usá-lo. :-)

[]'s Alexander Gieg

Alexander Gieg          "Nada estimo mais, entre todas as coisas
agieg@zaz.com.br         que não estão em meu poder, do que contrair
Nick: AlexG              uma aliança de amizade com homens que amem
ICQ: 2200285             sinceramente a verdade."
São Paulo - SP                                  (Baruch de Espinoza)