Re: Info (v)Exame x Usuario final

On 6 Feb 2001, at 19:32, DephiNit wrote:

Caros todos,

> [...]

O que pelo menos é melhor do que os comunistas, que mantém todos
trabalhando muito mais, ganhando muito menos, e com quase nenhuma
liberdade. :-)

> Cara, o captalismo esta se tornando o que o feudalismo era no final
> do século XIX!

Feudalismo? No século XIX? Rússia, talvez? :-)

> Ta na hora de acabarmos com isso!

Acabarmos com o que?

> E os caras tão ligado, por isso tão boicotando todos que querem
> acabar com a mordomia deles...

"Boicote" não é bem o termo. Eu usaria "lobby", e mais, com amplo uso
de técnicas retóricas e da dialéticas erísticas. Nada de errado nisso,
aliás: "cada qual puxa a sardinha pro seu lado". :-)

Alguém responda com sinceridade: COMO seria o mundo atual se os
softwares nunca, *jamais* tivessem se tornado produtos sujeitos a
copyright? Alguém acredita que teríamos PCs caseiros?

Tio Bill e Cia. podem fazer uns softwares horríveis, mas sem as
estratégias que usaram, por desonestas que sejam, sem o copyright que
permitiu a existência de empresas desenvolvendo softwares desvinculados
de hardwares proprietários, Linus Torwalds sequer teria *tido* um 386
(ou qualquer coisa semelhante) para pensar em criar o Linux.
Computadores? Só nas grandes empresas, nos CPDs de universidades e em
centros governamentais. Internet? Não, Arpanet.

Até mesmo o Gnome e o KDE, para existirem, dependem retroativamente das
pesquisa de usabilidade promovidas pela Xerox, depois pela Apple e por
fim pela Micro$oft para que seus produtos vendessem o máximo possível.

As soluções proprietárias podem até acabar um dia, mas o software livre
para uso *popular* só pode existir, hoje, por *causa* delas.

[]'s Alexander Gieg

Alexander Gieg           "Nada estimo mais, entre todas as coisas
agieg@zaz.com.br          que não estão em meu poder, do que contrair
Nick: AlexG               uma aliança de amizade com homens que amem
ICQ: 2200285              sinceramente a verdade."
São Paulo - SP                                   (Baruch de Espinoza)