Re: Novato

Em Domingo 17 Dezembro 2000 11:42, Lucio Pimenta de Moraes escreveu:
> Olá, meu nome é Lucio e sou novato no Debian. Já tentei instalar mas, como
> sou meio inexperiente em Linux, não consegui. Gostaria, se fosse possível,
> que alguém mandasse para lista um link, em português, do passo a passo de
> como instalá-lo, visto que já li várias pessoas elogiando esta
> distribuição.
>
>  Sem mas, obrigado
>  Lucio

	Lúcio, também sou novato no Linux e também tive dificuldades para
instalá-lo. Mas no fim deu tudo certo. Não conheço nenhum link, mas vou
passar para vc tudo o que eu fiz:

	1. Usei o desfragmentador do Windows para passar toda a informação do disco
para o início dele.
	2. Atravéz do programa FIPS ( se vc não souber o que é isso me passa um
email que eu te explico o que é e onde pegar ) eu fiz um particionamento não
destrutivo do meu HD, deixando 3 gigas para o Linux.
	3. Determinei os tamanhos das partições do Linux que eu queria. Como não
conhecia bem a hierarquia do Linux, fiz só duas, a /swap e a /, deixando que
os diretórios se organizassem todos dentro de somente uma partição /.
	4. Como minha bios suportava inicializar pelo CD, eu fiz isso. Se vc
precisar fazer disquetes de inicialização consulte o Guia de Instalação da
Debian, que vc pode pegar em português em
http://debian-br.sourceforge.net/index.html. De qualquer modo, consulte esse
guia para detalhes da instalação.
	5. Não sei porque, o particionador da instalação do Debian apontava um erro
na "tábua" do meu HD ( acho que é isso ) e não particionava nada. O que eu
fiz então foi colocar um CD de outra distribuição (no caso foi o Red Hat
6.2), particionar com ele e reiniciar o computador antes que os arquivos
começassem a ser instalados. Aí o CD da Debian reconheceu as partições Linux
e pude continuar.
	6. O resto da instalação foi fácil, escolhi meu perfil e mandei bala. É bom
consultar o guia acima mensionado para saber algumas particularidades do dpkg.

	Como disse também sou iniciante, e talvez não tenha explicado algumas
particularidades. Se vc tiver algum problema me manda um email que agende
descobre a solução juntos.

Valeu,
--
Thiago Raffa Volpi Ramos