Configurar cores do "ls" para todos os users e configurar o servidor xfs-xtt

Olá lista,
1) Eu gostaria de saber em qual arquivo eu devo colocar o alias para que o
ls será rodado como ls -la --color. Eu acabei de instalar o Debian 2.2 e ele
sugere que as alterações sejam feitas no .bash_.. de cada usuário, mas eu
sei que é possível setar isso para todos os usuários de uma única vez. Eu
coloquei os aliases em /etc/bash.bashrc (algo parecido; o único arquivo que
tinha referência ao bash) e eu não consigo cores no console, só no xterm, o
que eu até estranhei.
2) Eu gostaria de saber se alguém usa o servidor xfs-xtt para fontes TTF e
gostaria de saber quais opções devem ser mudadas e quais arquivos
configurados, poruqe eu li um README que veio com o programa mas não
consegui fazê-lo funcionar. Eu consegui configurar o xfstt, mas eu queria
usar esse outro porque ele substitui o xfs do Xfree.
Bom, muito obrigado e eu vou continuar procurando lá no histórico pra ver se
acho alguma coisa.
Até mais.
Glauber