desligar o hd

salve pessoal!

tenho uma dúvida:
antes de instalar o linux, ao desligar o computador
(qdo aparecia a mensagem "seu computador já pode ser
desligado com segurança" no windows) os HD's desligavam
automaticamente antes de eu apertar o botão power.

depois que eu instalei o linux pela primeira vez (q foi
um slackware) ele nunca mais desligou o HD
automaticamente, só qdo eu desligo o computador mesmo.

depois disso eu ainda instalei outras distribuições
linux e mesmo o windows, mas continua com o mesmo
problema.

alguém sabe resolver isso?
não é prejudicial ao disco desligar o computador sem
que ele tenha recolhido o cabeçote?