#use wml::debian::template title="Debian Machine Usage Policies" NOHEADER=yes #use wml::debian::translation-check translation="1.14" maintainer="Claudio F Filho (filhocf)"

Políticas de uso das máquinas do Debian

Versão 1.1.2
Esta versão das políticas de uso das máquinas do Debian entra em vigor em 04 de julho de 2010 e substitui todas as versões anteriores. Foi anunciada em 9 de maio de 2010.

  1. Introdução
    Este documento descreve as políticas para o uso das máquinas Debian e todas as regras em torno disso.

    Em resumo:

    Este documento contém duas partes: as políticas e as diretrizes. As regras nas políticas são obrigatórias e não podem ser violados. As diretrizes especificam regras que podem ser violados se necessário, mas preferimos não fazê-lo.

  2. Declarações gerais
    1. Abreviações utilizadas
      • DSA - Debian Systems Administration (Administração de Sistemas do Debian)
      • DMUP - Debian Machine Usage Policy (Política de Uso das Máquinas do Debian - este documento)
      • DPL - Debian Project Leader (Líder do Projeto Debian)
      • DAM - Debian Account Managers (Gerentes de Conta do Debian)
    2. Privilégios
      O acesso as instalações do Debian é um privilégio, não um direito ou um serviço comercial, e a DSA se reserva ao direito de revogar este privilégio a qualquer momento, sem aviso prévio. Uma explicação será dada no prazo de 48 horas.
    3. Garantias
      Não há garantia de serviço. Embora a DSA fará o que melhor para garantir que tudo funcione perfeitamente, não se pode dar nenhuma garantia.
    4. Privacidade
      Se for necessário para manter as máquinas funcionando corretamente, a DSA tem permissão para editar arquivos do usuário. (Por exemplo, modificar os arquivos .forward para quebrar laços recursivos de e-mail).
  3. Penalidades
    Se alguém violar as regras estabelecidas neste documento, ele estará sujeito a uma penalização. A pena depende do número de violações anteriores e da infração em questão.
    1. Primeira infração
      As contas do infrator serão suspensas e o acesso não estará disponível.
      1. O infrator será requisitado a entrar em contato com a DSA e convencê-los que não haverá mais violações da DMUP pelo infrator.
      2. Se o infrator não entrar em contato com DSA no prazo de 14 dias, a DSA vai suspender a conta correspondente e propor à DAM a expulsão do infrator do projeto Debian. Se o infrator anunciou que estará de férias durante este período de tempo, este prazo será acrescido ao tempo de duração das férias anunciadas.
      3. Se o infrator for expulso do projeto, ele pode se inscrever para se tornar um Mantenedor novamente após o período de um mês. A ofensa permanecerá registrada.
    2. Segunda infração
      1. As contas do infrator serão suspensas imediatamente e a DSA irá propor à DAM a expulsão do infrator do projeto Debian.
      2. Se o infrator não interpor um recurso de apelação dentro do prazo determinado, a conta será encerrada.
    3. Publicação
      1. A ofensa e a pena serão anunciadas apenas para os Desenvolvedores Debian.
      2. Feito isso, na opinião exclusiva do líder do projeto Debian, se consider necessário, será feito um anúncio público. Isso pode incluir a identidade do infrator.
    4. Recurso
      1. Se o infrator não concorda com a decisão tomada pela DSA ele pode recorrer aos Desenvolvedores. Isso somente é possível dentro dos 14 dias imediatamente seguintes ao dia em que o autor foi informado da sentença. Isso é feito usando o processo, conforme detalhado na seção 4.2 da Constituição Debian.
      2. Durante o tempo que o recurso é avaliado a conta permanecerá suspensa.
  4. As políticas
    Esta seção lista as políticas. Esta lista não é e não pode ser abrangente.
    Uso de disco:
    Todas as máquinas executam um serviço de limpeza no /tmp e exclui arquivos depois de uma semana. Algumas máquinas tem partições /scratch especificamente para armazenar grandes conjuntos de dados sem o medo de serem apagados. Se você receber uma notificação por e-mail que seu diretório pessoal está grande e que mais espaço livre é necessário, por favor, tome as medidas necessárias. A DSA pode achar necessário remover sem aviso prévio.
    Shell:
    Por favor, use ssh/scp se possível, em vez de alternativas menos segura (rsh, telnet ou FTP).

    As conexões ociosas são fechadas depois de uma hora. Isso é fácil de contornar, mas por favor não faça-o sem uma boa causa.

    Espelhamento através de qualquer meio privado de qualquer parte dos arquivos públicos dos servidores privados é estritamente proibido sem o prévio consentimento do Mirror Master. Os desenvolvedores estão livres para utilizar quaisquer formas públicas de acesso disponíveis.

    Processos:
    Não execute qualquer processo de longa duração sem a autorização da DSA. Servidores em execução de qualquer espécie (isso inclui bots do IRC) sem autorização prévia da DSA também são proibidos. Evite a execução de processos que abusam de CPU ou memória. Se necessário a DSA irá limpar esses processos sem aviso prévio.
    Páginas www:
    Em geral, o espaço web nas máquinas Debian é fornecido para o propósito de comunicar ideias e arquivos relacionados ao projeto, ou para a comunidade de Software Livre em geral. Páginas privadas de "vaidade" nas máquinas do Debian são desencorajadas.

    Páginas web comerciais não são permitidas.

    Você é responsável pelo conteúdo de suas páginas www, incluindo a obtenção da permissão legal para qualquer trabalho que elas contenham e garantir que o conteúdo dessas páginas não viole as leis que se aplicam ao local onde o servidor está.

    Você é responsável por e aceitar a responsabilidade de qualquer material difamatório, confidencial, secreto ou outro material proprietário disponível nas suas páginas www.

    Você não pode anunciar suas páginas www, ou mandar outra pessoa anunciá-las, com técnicas que poderiam ser classificadas como abusivas se elas forem realizadas a partir de uma conta do Debian. Isso inclui, mas não está limitado a, envio de e-mails em massa e postagens excessivas de notícias. Tal ação pode ser tratada sob a DMUP adequada como se tivesse sido feito a partir da conta, ou como uma violação da presente DMUP, ou de ambos.

    E-mail/Notícias:
    Usar as máquinas do Debian para ler e-mail está ok, mas por favor, escolha uma máquina com pouca carga. Nós não damos suporte ao uso de métodos de download de e-mails como POP ou IMAP, use o servidor de e-mail do seu ISP e faça encaminhamento. Assim como acontece com páginas web, encorajamentos que a natureza dos e-mails recebidos sejam geralmente sobre Software Livre, ou relacionado de alguma forma com o projeto. A DSA pode achar necessário compactar, mudar ou excluir e-mails sem aviso prévio.

    Se um Desenvolvedor se tornar ausente por um tempo prolongado, as suas contas, dados e encaminhamento/filtro/etc de e-mail podem ser desativados até ele reaparecer.

    Não utilize as instalações do Debian de uma maneira que constitui como abuso de rede. O Debian não tem servidores de notícias Usenet. Pode ser que algumas das máquinas Debian tenham acesso a esse tal servidor de notícias, mas a sua utilização através de máquinas do Debian é estritamente proibida.

    Exemplos de o que a DSA considera abuso de rede: