Re: hifenização/divisão silábica

2006/11/10, Felipe Augusto van de Wiel (faw) <felipe@cathedrallabs.org>:

On 11/10/2006 10:40 AM, Fred Maranhão wrote:
> Vamos votar então?

        Não temos tantas pessoas ativas na lista pra realizar uma
votação "expressiva". E eu não acho que uma votação por simples
maioria seja justo neste tipo de situação.

> Votação: como traduzir 'hyphenation'?
>
> - Fred: 'divisão silábica'

        Pelo que tenho na minha "thread", Rui Correa e Gustavo
Montesino suportam a idéia de hifenização, juntamente comigo.

        Como eu disse, alguém pode votar sem ter lido nada do que
escrevemos e este será um voto inconsciente, eu continuo na posição
de que, se houver um argumento sólido para sustentar divisão silábica
não há problemas em mudar, mas este argumento precisa considerar o
seguinte:

Mas Felipe, os argumentos de Fred, para mim, foram mais do que
suficientes para que eu esteja convicto de que se deve usar a
expressão "divisão silábica" em lugar do termo "hifenização".

Eu, que num primeiro momento achei que não fazia diferença alguma, e
li os argumentos de vocês dois com atenção, me esforçando para
compreender o posicionamento de ambos, estou firmemente convencido de
que a expressão "divisão silábica" é mais adequada porque é isso que
os sistemas computacionais têm que se esforçar para fazer.
Colocar o hifem (significado ao qual está reduzido o termo hifenizar),
é apenas uma ação acessória à solução real que é saber aonde dividir
as sílabas para tornar um texto justificado mais elegante visualmente.

Imagine, por exemplo, que se a divisão silábica na lígua portuguesa
não exigisse uma indicação através de um artefato gráfico - o hifem, a
separação das sílabas ainda seguiria as mesmas regras, e ainda seria
isso o que os desenvolvedores do OO estão se esforçando em
aperfeiçoar.

Se for para votar, apóio fortemente a tradução de hyphenation por
divisão silábica.

1) Dicionários inglês/português traduzem hyphenation como hifenizar.
2) Dicionários português consideram hifenizar como o ato de unir ou
   separar palavras com hífen.

Mas não é *apenas*  isso o que o pacote que estamos traduzindo se
propõe a fazer. O propósito do programa é fazer com que o editor de
texto saiba aonde *separar as sílabas*, para, consequentemente,
posicionar os hifens.

3) O termo divisão silábica é uma localização e não uma tradução e,
   temos por hábito, optar pelas traduções e traduções por contexto
   antes de aplicar uma localização.

Não acho que esse seja um argumento forte. Não é porque o inglês tem
um vocabulário muito menor que o português que devemos fazer a
tradução literal, uma vez que temos uma expressão que satisfaça a
tradução (ou a localização, se insiste em chamar assim), que tem um
significado mais preciso. Apesar de hifenizar também experssar o
objeto da discussão, ele serve para exprimir a união de "pão-de-ló",
que não é  o alvo do interesse da implementação do pacote.

Ademais, tenho para mim que hifenizar é justamente um anglicanismo
criado por causa de alguma tradução de sistemas computacionais. De
forma análoga, a palavra "delete" em inglês deriva do latim "delire"
que significa remover. Mas os modernos dicionários da língua
portuguesa  adotaram "deletar" como verbo para apagar, esquecendo que
nossa língua já possuía o verbo "delir" com a mesma raiz e o memo
significado.

4) O termo hifenizar já foi usado em outras aplicações pra definir
   o mesmo princípio (unir/separar palavras).

Um erro não justifica outro!