%versiondata; ]> Manual da Política Debian A Lista de Email da Política Debian version &version;, &date; Esse manual descreve as exigências políticas da distribuição Debian GNU/Linux. Isso inclui a estrutura e conteúdo de um arquivo Debian e vários procedimentos de projeto do sistema operacional, assim como requerimentos técnicos que cada pacote tem que satisfazer para ser inserido na distribuição. Copyright © 1996,1997,1998 Ian Jackson e Christian Schwarz.

Esse manual é um sotfware livre; você pode redistribuí-lo e/ou modificá-lo sob os termos da GNU General Public License como publicado pela Free Software Foundation; na versão 2, ou (por sua escolha) superior.

Ele é distribuído com a esperança de ser útil, mas sem qualquer garantia; sem nem ao menos inferir a garantia de mercabilidade ou conformidade com um propósito em particular. Veja a GNU General Public License para mais detalhes.

Uma copia da GNU General Public License está disponível em /usr/share/common-licenses/GPL na distribuição Debian GNU/Linux ou na World Wide Web em . Você pode também obtê-la escrevendo à Free Software Foundation, Inc., 59 Temple Place - Suite 330, Boston, MA 02111-1307, USA.

Sobre este manual Escorpo

Esse manual descreve as exigências políticas da distribuição Debian GNU/Linux. Isso inclui a estrutura e conteudo de um arquivo Debian e vários procedimentos de projeto do sistema operacional, assim como requerimentos técnicos que cada pacote tem que satisfazer para ser inserido na distribuição.

Esse manual também descreve as políticas Debian com relação a criação de pacotes Debian. Não é um tutorial de como construir pacotes, nem é detalhista aonde descreve o comportamento do sistema de empacotamento. Em vez disso, esse manual tenta definir a interface para o sistema de gerenciamento de pacotes que os desenvolvedores tem que conhecer. Informalmente, o critério usado para a inclusão é que o material cumpra um dos seguintes requisitos: Standard interfaces O material apresentado simboliza uma interface ao sistema de empacotamento que tem uso mandatório, e é usado por um signigficante número de pacotes, e assim não deve ser alterado sem uma revisão criteriosa. Mantenedores de pacotes podem confiar na não alteração desta interface, e os autores do software de gerenciamento de pacotes precisam garantir a compatibilidade com essas definições da interface. (Os formatos dos arquivos control e changelog são exemplos.) Escolhendo a Convenção Se existir um número de escolhas tecnicamente viáveis que possam ser feitas, mas uma precise selecionar uma dessas opcões para inter-operabilidade. O formato do número de versão é um exemplo. Por favor perceba que essas convenções não são mutualmente exclusivas; convenções selecionadas às vezes se tornam parte da interface padrão.

As notas de rodapé presentes neste manual são meramente informativas, e não fazem parte da política Debian propriamente dita..

Os apêndices deste manual também não são necessariamente normativos. Por favor veja para mais informações.

Na parte normativa deste manual, as palavras tem que(must), deveria(should) e talvez(may), e os adjetivos necessário(required), recomendado(recommended) e opçional(optional), são usados para distinguir o significado de várias situações(guidelines) presentes neste documento(policy document). Pacotes que não estiverem em conformidade com essas situações(guidelines) denotadas por (tem que(must) (ou requerido(required)) geralmente não irão ser considerados como aceitáveis para a distribuição Debian. Sem conformidade com situações(guidelines) denotadas por deveria(should) (ou recomendado(recommended)) geralmente irão ser consideradas como um bug, mas não necessáriamente irá tornar o pacote incompatível com a distribuição. Situações(Guidelines) denotadas por talvez(may) (ou opcional(optional)) são verdadeiramente opcional e assim deixadas(adherence) à cargo do mantenedor decidir.

Essas classificações são fortemente(roughly) equivalentes aos níveis de bug serious (para must ou required directive violations), minor, normal ou important (for should ou recommended directive violations) e wishlist (for optional items). Compare RFC 2119. Note, however, that these words are used in a different way in this document.

Muitas das informações presentes neste manual serão úteis até mesmo para construção de um pacote que seja distribuido de alguma outra forma ou usado localmente apenas.

Novas versões deste documento

Esse manual é distribuído via o pacote Debian .

A versão corrente deste documento também está disponível pelos espelhos web do Debian em . E também disponível a partir do mesmo diretório em muitos outros formatos: policy.html.tar.gz, policy.pdf.gz e policy.ps.gz.

O pacote debian-policy também inclui o arquivo upgrading-checklist.txt o qual indica alterações da política entre as versões deste documento.

Autores e Mantenedores

Originalmente chamado "Debian GNU/Linux Policy Manual", esse manual foi initialmente escrito em 1996 por Ian Jackson. Foi então revisado em 27 de Novembro de 1996 por David A. Morris. Christian Schwarz adicionou novas seções em 15 de Março de 1997, e refeito/reestruturado em Abril-Julho de 1997. Christoph Lameter contribuiu com a "Web Standard". Julian Gilbey fez uma grande reestruturação em 2001.

Desde Setembro de 1998, a responsabilidade pelo conteúdo deste documento está à cargo de . Propostas são discutidas lá e inserções na política são feitas após um bom entendimento. A atual edição é feita por um grupo de mantenedores que não possuem poderes editoriais. Esses são os mantenedores atuais: Julian Gilbey Branden Robinson Josip Rodin Manoj Srivastava

Mesmo que os autores deste documento tenham se esforçado para evitar typos e outros errors, isso ainda acontece. Se você achar um erro neste manual ou quiser fazer qualquer comentário, sugestão ou crítica por favor envie um email para a Lista da Política Debian, debian-policy@lists.debian.org, ou reporte um bug no pacote debian-policy.

Por favor, não tente contactar os autores ou mantenedores do Manual da Política diretamente para sugerir mudanças.

Documentos relacionados

Existem muitos outros documentos além deste Manual da Política que são necessários para um total entendimento das políticas e procedimentos Debian.

Os documentos externos que compõem a política("sub-policy") são referenciados em:

Em adição à essa lista, a qual é responsável por grande parte da política, existe o Debian Developer's Reference. Esse documento descreve procedimentos e recursos para os desenvolvedores Debian, mas não é normativo; esclarecendo, ele inclui coisas que não pertencem a Política, como melhores práticas para desenvolvedores.

The Developer's Reference está disponível pelo pacote developers-reference. E também disponível a partir dos espelhos web do Debian em .