[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

En: XICO SÁ no projeto O AUTOR NA PRAÇA e manifesto de apoio a Carrano, autor do livro Canto dos Malditos



 
----- Original Message -----
Sent: Monday, May 12, 2003 11:09 PM
Subject: XICO SÁ no projeto O AUTOR NA PRAÇA e manifesto de apoio a Carrano, autor do livro Canto dos Malditos

Segue release sobre o próximo evento no  projeto O AUTOR NA PRAÇA, com a presença de Xico sá e Ato público de apoio a Carrano e ao Movimento pela Luta Antimanicomial, no dia 17/05/2003.
 
Aproveitamos para convidá-los e solicitamos o apoio na divulgação através de inserção no sítio/portal, boletim, informativo e/ou repasse para os amigos.
 
Desde já agradecemos e ficamos à disposição.
 
Abraços,
 
Edson Lima, Ruth Sellan, André Lima
tel.: 3081-1803 / 9586-5577 / 9719-7031
edsonlima@pracabeneditocalixto.com.br
 

O Autor na Praça

 Apresenta

 XICO SÁ

autografando

 Modos de macho & modinhas de fêmea - A educação sentimental do homem

&

Austregésilo CARRANO Bueno

NÃO-AUTOGRAFANDO o livro

Canto dos Malditos

 (livro interditado pela justiça do Paraná)

O jornalista Xico Sá é o próximo convidado do projeto O Autor na Praça, autografando Modos de macho & modinhas de fêmea - A educação sentimental do homem. além da presença de  será realizado um manifesto contra a cassação do direito de liberdade de expressão de Austregésilo Carrano Bueno, autor do livro Canto dos Malditos - censurado e recolhido das livrarias - que originou o filme Bicho de Sete Cabeças. Carrano estará autografando o libreto Conta Maldito. O manifesto lembra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio) e contará com a participação de artistas e convidados, com leituras intervenções e performances. Informações sobre os autores, o livro e o manifesto no final do release.

Este evento é realizado em parceria com o Jornal da Praça,  Movimento da Luta Antimanicomial, simpatizantes e outros bichos. Apoio: Restaurante São Benedito, RWC Artes Gráficas, SB Editora e Gráfica

 

Quando e onde:

Sábado, 17 de Maio, 15h – Espaço Plínio Marcos  na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto.

 

Informações: Edson Lima, Ruth Sellan e André Lima / 3714 1648 / 9586 5577 - edsonlima@pracabeneditocalixto.com.br ou AAPBC 3081 1803 - aapbc@uol.com.br

 

EM BREVE:            31 de maioJosé Nêumanne Pinto autografando Os Cem Melhores Poetas Brasileiros do Século e outros títulos.

 

Sobre o livro: Modos de Macho & Modinhas de Fêmea – A Educação Sentimental do homem

Em Modos de Macho & Modinhas de Fêmea, o jornalista Xico Sá apresenta uma narrativa que encerra todo o afeto às moças, benditas moças, além de apresentar-lhes uma considerável bula do comportamento masculino em crônicas bem-humoradas. Finalmente a testosterona - modo de usar - é explicada às mulheres. Xico Sá larga pela noite suas pílulas, aforismos líricos que afirmam que homem que é homem não sabe a diferença entre estria e celulite e pode mudar de sexo, mas não muda de time.

 

Sobre Xico Sá:

Xico Sá, 40, descobriu a tragédia sentimental aos 15, 16 anos, com as cartas dos ouvintes de Temas de Amor, da Rádio Vale do Cariri (Juazeiro), em que auxiliava o locutor Gevan Siqueira a amansar as dores do mundo. No Recife, seguiu no ramo, fazia poemas sob encomenda na sede das edições piratas, com considerável sucesso comercial dos acrósticos. Depois, perdeu-se no jornalismo. Hoje escreve para a Folha de São Paulo, Playboy, trip, TPM, Primeira Leitura, revistas de cães e gatos ... e quem mais chegar.

 

Sobre Carrano e o manifesto:

RESGATE DA JUSTIÇA

 NÃO À PUNIÇÃO DO AUTOR DO LIVRO CANTO DOS MALDITOS, QUE DEU ORIGEM AO FILME BICHO DE SETE CABEÇAS

Vimos a público fazer saber que atrocidades até hoje praticadas em hospitais especializados em psiquiatria, causadoras de seqüelas irreversíveis e da morte de milhares de pessoas, nunca foram apuradas e seus responsáveis jamais foram punidos, apesar das inúmeras denúncias e da luta constante de diversos grupos pela transformação desse sistema arcaico e cruel.

A impunidade se repete no caso do cidadão brasileiro Austregésilo Carrano Bueno, que de vítima se transformou em réu.

 Carrano escreveu o livro Canto dos Malditos, mostrando a cruel realidade dos hospícios, a partir de sua própria história. O livro deu origem ao filme Bicho de Sete Cabeças, que conquistou 8 prêmios internacionais e 43 nacionais. Por isso está sendo  condenado pelo Tribunal de Justiça do Paraná a pagar 60.000 reais aos donos das instituições psiquiátricas onde ficou confinado por três anos e meio, dos 17 aos 21 anos. Além disso, seu livro está cassado, por decisão desse mesmo tribunal.

 Agora querem lhe cassar a palavra, o direito inalienável de expressão garantido pela constituição. Palavra que vem amplificar o grito inaudível dos mais de setenta mil cidadãos brasileiros que ainda sofrem os horrores do encarceramento manicomial. Que ainda hoje consome mais de 80% do dinheiro gasto com saúde mental no país, representando a terceira maior despesa do SUS, cerca  de meio bilhão de reais/ano, confinando, drogando e torturando pessoas no Brasil.

 O Julgamento será no dia 23 de maio de 2003, às 14h30, na 5ª Vara Cível de Curitiba, Paraná. Conclamamos todos os cidadãos desse país a se manifestarem repudiando estas ações que já o condenaram, e em especial a do dia 23, que poderá levá-lo à cadeia. É inadmissível que alguém que já foi condenado por esse sistema seja novamente punido. Sua condenação é inaceitável, impondo a todos o silêncio!!

                Quem o conhece sabe que ele não irá se calar!!!  

TRANCAR NÃO É TRATAR, É TORTURAR!! REFORMA PSIQUIÁTRICA JÁ!  É LEI!

LEI  FEDERAL N.º 10.216  DE  06  ABRIL DE 2001

 

PELA EXTINÇÃO DOS MANICÔMIOS!

PELA IMPLANTAÇÃO DA REDE DE TRATAMENTO EM SAÚDE MENTAL!

INDENIZAÇÃO ÀS VÍTIMAS DE UMA PSIQUIATRIA ENGANOSA QUE PRENDE, DROGA E MATA NO BRASIL HÁ MAIS DE UM SÉCULO...  AS VÍTIMAS EXIGEM! 

Fórum Paulista da Luta Antimanicomial

Coletivo de Saúde e Cidadania Plena - SP

 

E-mails, cartas, telegramas, telefonemas para o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná,  Meritíssimo Juiz  Dr. Oto Luiz Sponholz.

E-mail : prestj@tj.pr.gov.br - Telefone TJPR: (41) 350.2000

Attachment: PAP XICO SÁ.rtf
Description: MS-Word document


Reply to: