Re: Procurando sponsors para meu pacote - PokeMMO

Ola Paulo, blz!

Vamos para os esclarecimentos e minhas opiniões sobre estes esforços. :)

Em seg, 2018-01-01 às 13:01 -0200, Paulo Henrique de Lima Santana escreveu:
> Coringao, será que vale a pena todo esse esforço para colocar no Debian um jogo que nem é software
> livre, mesmo que non-free?

Na minha opinião vale a pena sim, existem centenas/milhares de softwares livres e não-livres que não
conseguem ou desistem de colocar seus trabalhos no Debian, por mais que os desenvolvedores se
esforcem, não conseguem ganhar as palavras "oportunidade e incentivo".

> Para o desenvolvedor do jogo é uma ação bastante cômoda não abrir o código do jogo e ainda tê-lo
> disponível no Debian. O desenvolvedor não deveria ser "agraciado" com esse benefício, pelo
> contrário, ele deveria entender que o jogo só entraria no Debian se todo o jogo se tornar software
> livre.

Trabalho há 12 anos (deste 2005) de forma colaborativo em dar oportunidade e um incentivo maior a
estes desenvolvedores de jogos desde meus tempos quando tinha meu projeto com Ubuntu Games. Onde
muitos desenvolvem os jogos para se aperfeiçoar seus estudos e outros querem ter algo
financeiramente pelo seu trabalho.

Se o desenvolvedor não quiser abrir seu codigo, eu ate entendo perfeitamente e respeito, é porque
quer ganhar algo financeiramente pelo seu trabalho, não do tipo vender o jogo e sim fazer pedido de
doações ou deixar "Free to Play" e ter seus lucros em forma de "moedas do jogo" por exemplo, onde
ajudar a pagar seus servidores e ter um incentivo maior em melhorar seu trabalho como é o caso deste
PokeMMO[0] que estou tentando colocar no Debian.

[0] - https://mentors.debian.net/package/pokemmo

Tendo o seu software no Debian, incentiva e obriga a melhora-lo porque sempre ira receber relatorios
pra resolver, altera a forma que colocou na sua ultima versão do software e tambem podera a forma
que pensa no conceito sobre software livre.

Sobre o ponto que colocou sobre desenvolvedor não deveria ser "agraciado" é o que discordo
totalmente e um pouco preconceito que tambem entendo porque convivo com isto ha anos por causa
destes meus projetos que nas horas vagas onde vejo diariamente em minhas pesquisa por jogos.

Muitos softwares foram descontinuados ou deixados de ser trabalhado para distribuições GNU/Linux por
não dar esta oportunidade.

Um exemplo de minhas pesquisas recentes foi o jogo "Glamour" onde tentaram ate reportar no "Debian
Report Bug"[1], onde ocorreu em palavras mal elaborada deu entendido que sobre software não presta
pra nada, é como se desse um "tapa na cara do desenvolvedor e no projeto".

[1] - https://bugs.debian.org/cgi-bin/bugreport.cgi?bug=740904

Onde a falta de incentivo e oportunidade deixou de melhorar o software e de continua a desenvolver.

Tem um outro software chamado "JAG", onde incentivei por muito tempo os desenvolvedores, teve seu
codigo fonte aberto, mas nunca teve oportunidade de estar oficialmente no Debian/Ubuntu
oficialmente, ate que em 2016 desistiram de continuar e desativaram o site do software, onde enviei
emails pra saber o motivo desenvolvedores desistirem e me responderam que é complicado colocar
oficialmente no Debian mesmo sendo codigo aberto.

Mesmo assim, pedi o codigo fonte do jogo, coloquei no GitHub[2], fiz algumas atualizações no codigo
e coloquei a licença GPLv3 isto em um semana.

[2] - https://github.com/coringao/jag

E agora se encontra no Debian[3] em menos de 1 mês, retornei um email desenvolvedor avisando e me
retornaram com muitos agradecimentos, que isto pra mim não tem preço. :D

[3] - https://tracker.debian.org/pkg/jag

> Você não deveria focar seus esforços em promover jogos realmente livres?

Meus esforços é focado nos jogos divertidos e que atrai os usuários a jogarem e se divulgarem,
independente de ser software livre ou não livre, quem ira discutir se é bom ou não são os usuarios,
senão é mais um software que esta no Debian para somar como tem de muitos que so estão atualizando
as bibliotecas pra voltar a funcionar o software, mas o software mesmo em sim continua desatualizado
há decadas.

> Minha sugestão: não dê essa moral para o desenvolvedor, deixe que o jogo dele continue fechado e
> portando fora do Debian (mesmo que do repositório non-free).

Vou seguir sim sua sugestão em "parte" por irei tentando colocar tanto software livre e não livre do
mesmo jeito no Debian, deixando bem claro possivel para que os sponsor vejam e analisem.

Meu objetivo maior é que no futuro, quando for em qualquer evento de software livre, eu organizar
algo mais divertido para o pessoal estiver participando do evento.

Ter estandes onde crianças, jovens, adultos e pessoas de terceira idade com doenças de alzheimer por
exemplo, jogando, se divertindo, fazendo torneios, se interessando pela distribuição GNU/Linux.

A ponto de um leigo chegar a perguntar, este jogo tem neste Linux mesmo? E eu disser que SIM, so
abrir o "Gerenciador de Pacotes" por exemplo, que estará pra instalar num simples clique. Isto seria
pra mim fantastico! :D

Tem que ser algo parecido com aplicativos de smartphone, estamos em 2018 e ainda continua na Era
Arcaica"

De chegar pra um interessado, e falar pra ele ir no tal site do software, fazer uns comandos no
terminal, e avisar usuario do jeito ameaçador que é por sua conta em risco.

Ou pior senão disser que possui tem este jogo na "Steam". Ai o usuario leigo ira tentar instalar
Steam no Debian e não consegue, e fica tentando encontrar algumas soluções pra encontrar do problema
que nao esta funcionando o software. Isto desanima ha se desinteressar a jogar, onde ve com outros
olhos que o software livre não serve para ele.

Peço desculpas Paulo por me longar nestas questões passado e pelo desabafo, mas isto é que penso,
que faço e que planejo ate que me mostre ao contrario sobre "oportunidade e incentivo aos
desenvolvedores".

Obrigado e feliz 2018!

--
⢀⣴⠾⠻⢶⣦⠀ Carlos Donizete Froes [a.k.a coringao]
⣾⠁⢠⠒⠀⣿⡁ - https://wiki.debian.org/coringao