Dificuldades com Empacotamento

Prezados,

Procuro ajuda para resolver algumas dificuldades que estou tendo com meu primeiro empacotamento, e para encontrar patrocinadores para meu pacote.

Acredito que a dificuldade seja por conta do software que estou tentando empacotar ter características bastante peculiares, onde eu estou tendo dificuldades de explicar essas características as pessoas que até agora tentaram me ajudar, muito por conta do idioma (inglês). Penso que tratando com alguém do mesmo idioma ficaria mais fácil de elucidar determinadas questões, e para que eu entenda melhor os meus erros, e possa corrigi-los.

Para deixar mais clara a situação, tentarei fazer um breve resumo sobre o programa em questão, e as informações pertinentes ao pacote:

Upstream Name: CID (Closed In Directory)
Homepage: https://c-i-d.sourceforge.io
Documentação: https://sourceforge.net/p/c-i-d/documentation
Nº Bug (RFS): #864737

Resumo: CID é um programa em Shell Script com a finalidade de automatizar configurações no Linux para que o sistema se comporte como uma estação membro de um domínio Active Directory, usando por intermédio o Samba dentre outros projetos de Software Livre. Basicamente, o programa oferece uma GUI e um utilitário CLI que recebe os parâmetros básicos e faz automaticamente toda edição dos arquivos de configuração necessários para esse fim seguindo a documentação do Samba. No entanto, o programa tenta trazer como diferencial alguns outros aspectos para fazer com que essa integração fique ainda mais parecida com o funcionamento de uma estação Windows dentro desse contexto, fazendo, por exemplo, uma combinação de módulos nos arquivos de configuração do PAM para permitir que o sistema execute scripts de logon armazenados no servidor de domínio durante a abertura de sessão do usuário; e adicionando automaticamente usuários do grupo de administradores do domínio a grupos de administração no sistema Linux, como o "sudo", por exemplo.

Problema: Não sei se entendi corretamente, mas a pessoa que tentou me ajudar reclamou do fato do programa alterar arquivos de configuração que pertencem a outros pacotes, e pelo fato dele alterar arquivos importantes do sistema. Mas acredito que o que ficou como maior empecilho é o fato dos scripts de manutenção do pacote (postinst e postrm) tentar trabalhar arquivos que não pertencem a embalagem desse pacote em si. No entanto, a razão disso é que anteriormente o programa já era distribuído em um pacote .DEB "caseiro" (criado manualmente com um "dpkg -b"), porém colocando seus arquivos em lugares não apropriados (segundo o FHS). Logo, a forma que encontrei para mover esses arquivos aos locais adequados, ou mesmo fazer exclusões de arquivos que já não serviriam na atual versão foi justamente com os scripts de manutenção. Não sei se é correto, ou se teria alguma outra forma de resolver esse problema, mas já pensei em reiniciar o projeto começando uma nova contagem de versões, já que só agora pude adequá-lo melhor às políticas utilizadas em algumas distribuições Linux, e em especial o Debian. De qualquer forma, aguardarei por sugestões para tomar qualquer decisão a respeito.

Grato pela atenção!

--

Eduardo Moraes

Tecnólogo em Redes de Computadores