Re: Procurando Sponsors para meu pacote - "capitan"

Bom dia Carlos,

Não há problema nenhum em ajudar. Qualquer um de nós está apto a
analisar pacotes e vai fazer um bom trabalho. Não há a intenção de
ignorar alguém. Então, tanto a minha análise, quanto a do Terceiro,
sempre ajudada pelos outros mantenedores do grupo, auxiliará a colocar
o seu pacote em boas condições de upload.

O que ocorre é que sou meio lento (em tudo o que faço, como livros,
por exemplo) e muitas pessoas me procuram todas as semanas, pois já
fui sponsor em muitos pacotes (com certeza isso ocorre com o Terceiro
e outros DDs que se dedicam a trabalhar como sponsor). Eu mesmo
procurei muito o Terceiro que, generosamente, foi o meu sponsor
diversas vezes. Assim sendo, como sou lento e detalhista, chego a
levar 4 horas para analisar um único pacote, dependendo da
complexidade do mesmo (há pacotes pesados, com arquivos de licença
complexos; teve um pacote, uma vez, que só o debian/copyright levou 6
horas para ser analisado).

Todos os fins de semana, quase sem exceção, passo, no mínimo, 5 horas
analisando pacotes. Existe uma fila (sim, uma fila, muitas vezes,
invisível para todos, pois tem pessoas que não são vistas aqui,
inclusive de várias partes do mundo e que me pedem ajuda diretamente).
Sigo rigidamente essa fila, sem passar ninguém na frente, a não ser
que seja o fechamento de um trabalho. Neste fim de semana que passou,
analisei dois pacotes da lista e quatro de fora da lista. Escrevi
pouco sobre o seu pacote porque primeiro o analisei e testei por
completo, tentei entender os problemas, tirei umas dúvidas na Internet
e, depois, fui escrever tudo isso. Nisso, chegou o email do Terceiro,
apontando os mesmos problemas. Como sei que ele se dedicou e chegou
antes, apenas enviei o que já tinha escrito, ratificando as palavras
dele, e mais o problema do watch, que com certeza ele ia ver numa
revisão final. Foram cerca de 2 horas de trabalho porque analisar jogo
é muito difícil, pois geralmente há problemas de licença etc (eu
realmente não gosto de analisar jogos; como sponsor, posso escolher
por fazer ou não fazer; faço por compromisso moral em não deixar as
pessoas a verem navios e se decepcionarem com o projeto). Bem, em
resumo, quanto ao que aconteceu, como o Terceiro já tem uma visão bem
avançada do pacote e chegou primeiro, eu enviei aquela mensagem para
poder, na próxima rodada, atender a outras pessoas. Foi isso. Na
verdade, quero ajudar a mais pessoas, atendendo a mais pedidos.

Aproveitando, sempre é bom lembrar que trabalhamos voluntariamente e
que também temos vida pessoal. Assim, sei como as pessoas ficam
ansiosas por verem os seus pacotes no Debian, mas não adianta enviar
vários pedidos seguidos, de várias formas diferentes, para a análise
de um pacote. Aqui na lista, todos estão ajudando e, ultimamente, o
Terceiro e eu temos atendido aos pedidos. Então, mesmo que demore um
pouco, sempre passaremos por todos os pedidos. Particularmente, me
tornei DD para ser sponsor e poder atender aos anseios das pessoas que
querem contribuir com o Debian.

Aproveito ainda para pedir a todos que continuem nos ajudando nas
revisões. Vocês devem ter visto ontem como isso foi útil para o
Terceiro, pois ele disse que faria um upload assim que fossem
corrigidos os problemas apontados por vários de nós. Isso também os
treina para serem futuros sponsors! E com o trabalho que vem sendo
feito, acredito que em menos de 2 anos teremos alguns novos DDs
brasileiros que poderão também fazer uploads por aqui.

Espero que não tenham ficado maus entendidos.

Grande abraço a todos, paz, saúde e pacotes!

Eriberto