Re: Sponsor para Osmose Emulator - Master System/Game Gear

On Mon, Mar 21, 2016 at 03:45:38PM -0300, Carlos Donizete Froes wrote:
> Muito obrigado Terceiro, por analisar e dar a sugestão no meu pacote.
>
> Foi feito as alterações nos textos conforme me passou e se encontra no
> mentors.
>
> https://mentors.debian.net/package/osmose-emulator

OK, eu fiz o upload mas antes disso fiz uma única mudança: troquei a
seção de `contrib/games` pra só `games`. por favor faça a mesma mudança
do deu lado para o próximo upload.

eu fiz isso pelos seguntes motivos:

- eu não quero contribuir para o aumento das seções contrib e non-free,
  pra não incentivar as pessoas a habilitá-las no APT.

- a maioria dos emuladores de videogames não estão na contrib¹

  na minha opinião, um emulador "depende" de uma ROM pra funcionar tanto
  quanto um player de mídia depende de músicas pra funcionar, ou um
  sistema operacional depende de aplicativos pra funcionar. O fato da
  maioria das músicas que as pessoas querem ouvir serem não-livres não
  faz de media players material para a contrib.

- estritamente falando, nada impede que existam ROM livres, ou que os
  fabricantes resolvam liberar o código-fonte dos jogos como software
  livre

¹ $ grep-aptavail -F Section games | grep-dctrl -F Description -i emulator -s Section | sort | uniq -c
      2 Section: contrib/games
     11 Section: games
      4 Section: non-free/games

  os 4 pacotes  non-free/games são os binários do MAME, que antes não
  permitia uso comercial e portanto era non-free mesmo, mas que
  recentemente foi relicenciado como software livre do jeito certo, e
  mais cedo ou mais tarde vai sair do non-free.

--
Antonio Terceiro <terceiro@debian.org>