Thunar e PcManFM poderiam ter Pesquisador de arquivos

Lidando com algumas máquinas aqui na Universidade, de 256 MB de RAM, tenho colocado o Wheezy com LXDE e XFCE4 para eles utilizarem, porque estão cansados de vírus e dos problemas do windows xp...

O sistema é ótimo, roda tranquilamente. Alguns reclamaram que as janelas do Debian LXDE fecha de ver em quando, então coloquei XFCE4 no lugar. E o Synaptic não estava abrindo com XFCE4, mas tive que reformatar e não abre. [Preciso aprender a reportar bugs, tem vocês algum link para me instruir com isso?]

Seria ótimo se o Thunar (do XFCE4) e o PcManFm (do LXDE) tivessem o Pesquisador de arquivos, assim como no Nautilus, porque eles precisam 'encontrar coisas no HD' de vez em quando. Com algumas implementações, o Debian XFCE4 fica excelente para esses parâmetros.

Atenciosamente.