Re: Migração da wiki e domínio debianbrasil.org.br

Oiz,

Estou com uma gripe forte, então ontem eu vi o tópico (pelo tablet), mas deixei pra participar somente hoje.

Desde que mudou pros EUA, o Faw deve ter começado a ver mais novela mexicana, então tá fazendo de qualquer coisa um baita drama.

Já conversamos a tempos sobre essa mudança e ninguém, exceto ele, foi contrário.

Existem alguns argumentos válidos, mas acho que estão misturados entre trabalhos de debian-br, que diz mais respeito aos DDs e colaboradores diretos, como as páginas de tradução, e coisa que são mais relacionadas à comunidades, que são pessoas.  Humanos, demasiado humanos.  Esses, como foi dito antes, não seriam movidos pois fazem parte do Debian, não de uma comunidade de usuários (claro que essa pode contribuir na outra).

Estamos migrando pro Noosfero pra justamente diminuir o uso de fragmentação, mas não só de páginas web, sites e blogs.  E-mail também.  As listas, como as vemos agora, são coisa do passado.  Tanto é que o tráfego é muito menor que nos anos 90 e década de 2000.  É um fato.  A explosão de redes sociais e seu uso se deve principalmente pela centralização (muitas pessoas juntas) e pela facilidade de uso.  Com isso, o Noosfero é o lugar adequado para começarmos a "experimentar".

Com o tempo, veremos se essa mudança trouxe uma melhora nas divulgações e participações, mas isso, só o tempo dirá.

Pra isso precisamos de algumas métricas.  E tanto o wiki quanto o planeta não fornecem isso.  Então é difícil saber se eles realmente estão dando o retorno esperado de contribuições ou viraram fantasmas da web.  Não sei se é possível ter o mesmo pelo Noosfero, mas é mais fácil ver atualizações na interface dele que no wiki.

Outro fator importante é a manutenção: todos estamos com trauma da CIPSGA.  Então se existe um serviço que todos dependemos mas apenas alguns podem dar manutenção, não tendo confiabilidade, é melhor migrarmos pra algo com suporte adequado.  E estamos testando a ASL, que parece atender bem esse anseio.  Isso é apenas mitigação de riscos, que todos nós já devemos fazer no nosso dia-a-dia do trabalho.

Sobre os registros de domínio, acho que é legal ter uma certa "normalização" de endereços.  www indo pra um lugar, wiki indo pra outro e assim por diante.  Mas isso nunca foi discutido antes.  Existem alguma página do wiki, ou qualquer outro lugar que seja, dizendo como fazer com registro de domínio debian*?  Pra onde apontar se quiser participar?  Como é algo novo, acho que vale a pena conversarmos e decidirmos o que fazer, sem drama mexicano.

Agora somente um parêntesis: debian é marca registrada.  Debianbrasil não é.  Qualquer um pode registrar um nome de domínio com *debian*, como debianbrasil.org.br, euamodebian.com.br, soudebian.org.br, debianprofessionals.com.br sem problemas.  Numa eventual disputa, como o detentor do nome Debian já tem o referido domínio, basta comprova que vc tem ligação com Debian (a lista já é suficiente) e com isso mostrar que não existiu má fé do registro (com fins lucrativos).  A disputa custa entre R$ 5k e R$ 10k - custos advocatícios - e com certeza seria uma causa perdida.

Abs,
Helio Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br
http://br.linkedin.com/in/helioloureiro