Re: Migração da wiki e domínio debianbrasil.org.br

Em 31 de julho de 2013 22:36, Tiago Bortoletto Vaz <tiago@debian.org> escreveu:
> Oi,

Olá Tiago,
Ano passado eu fiz uma grande revisão na wiki para acertar os links
quebrados e acabei vendo bastante o conteúdo da wiki.

Ano passado eu fiz uma grande revisão na wiki para acertar os links
quebrados e acabei vendo bastante o conteúdo da wiki.
> Fazia uns 2 anos que não navegava na wiki. Então tive uma visão um pouco
> externa da coisa, e o que posso dizer é que (1) sim, a wiki está "feia", o que
> pra mim não é nada crítico e (2) sim, *agora* está quebrada, justamente em
> razão dessa migração pela metade.

Ano passado os links do menu superior já ficaram quebrados porque
algumas páginas foram renomeadas.
Era preciso editar o arquivo .py no servidor para ajustar isso.
Mas se for preciso vou revisar pra ver se tem algo quebrado nos textos.

> Isso aqui está muito tosco:
> "AVISO: boa parte do conteúdo que estava nesta wiki foi migrado para a página
> da Comunidade Debian Brasil no softwarelivre.org.  Se você não achar algum
> texto aqui na wiki, procure por lá."

hehehe

> Navegando nos tópicos me deu a impressão que o material "cool" e atualizado
> está sendo levado pro noosfero e o resto ficou abandonado na wiki em vez de ser
> corrigido. Um potencial colaborador não vai saber se deve editar a wiki ou
> fuçar os textos migrados no noosfero, o que sem dúvida cria uma fragmentação,
> pelo menos em relação ao conteúdo produzido.

O conteúdo da wiki pode ser dividido assim:
1 - Coisas antigas que não são atualizadas porque ficaram "abonadas"
mas que existem para o registro histórico:
Nessa grupo entram: os documentos feitos em casa, documentos já
traduzidos, todos os projetos que tem texto na própria wiki
(brdesktop, debconf no Brasl, debian zine, etc), e os textos dos
grupos de usuários.
Dessas páginas, apenas a parte do grupo de usuários não foi migrada.

Apesar do registro histórico dessas páginas e da importância delas, a
verdade é que se o servidor pegasse fogo e tudo fosse perdido, muito
pouca gente sentiria falta. É bem provável que elas tenham pouco
acesso.

2 - Coisas que são atualizadas mais constantemente:
Nesse grupo entram: os textos do time de tradução com as orientações
sobre como traduzir, e as páginas de eventos.
Aqui nada foi migrado.

3 - Coisas que não são atualizadas mas servem de orientação para os visitantes:
Nesse grupo entram as páginas sobre as listas, irc, planeta, links
Tudo foi migrado.

Não sei exatamente o que vc se referiu ao "cool" mas pessoalmente eu
acho que hoje o mais importante são os textos do time de tradução (que
não foram migradas), as páginas de orientações (listas, irc, etc), e a
parte de eventos.

> ps: não tenho ideia do que foi discutido, não estou na lista debian-brasil
> (comecei a ler esse tópico quando veio pra
> debian-devel-portuguese@lists.debian.org) e minha opinião é puramente de alguém
> externo que deu uma navegada na wiki e no noosfero.

Essa discussão começou algumas dias atrás após o relato da plenária
Debian no FISL14.
O grupo que esteve lá discutiu sobre o uso de novas ferramentas para
atrair visitantes, e chegou-se a conclusão que apesar da versatilidade
da wiki para produzir textos colaborativos, ela não tem uma interface
moderna e digamos assim "atrativa".

A sugestão então foi usar o noosfero do softwarelivre.org como portal
da comunidade principalmente pela questão de ser uma rede social e que
possibiilita a gente explorar novas funcionalidades, e deixar a wiki
para a produção de textos mais como "rascunhos" como
aconteceu na preparação para os trabalhos no FISL14, e para o time de tradução.

Além disso ao usar o noosfero, deixamos a infra por conta da ASL que
já administra a ferramenta e não precisamos nos preocupar com o
servidor.

A questão é que gostaríamos de ter o endereço www.debianbrasil.org
apontando para softwarelivre.org/debianbrasil e wiki.debianbrasil.org
do jeito que é hj apontando para a wiki.

Foi discutido também migrar todo o conteúdo restante da
wiki.debianbrasil.org para a wik.debian.org para que a wiki nacional
morresse já que ela está desatualizada e com bugs.

A pendenga está aí :-)

Abraços,

--
Paulo Henrique de Lima Santana