Re: WNPP: adotar pacote

Olá Albino,

Como foi dito para você há 2 meses nesta mesma lista[1], você deve
estudar para entender o processo e ser capaz de manter um pacote com
perfeição. Todos os guias citados pelo Terceiro, Marcelo Santana,
Fernando Mercês e Fike são válidos e preciosos. Mas, na minha opinião,
você deverá começar com o guia do novo mantenedor[2], que é
constantemente atualizado e tem, por objetivo, ser um passo a passo
para quem quer iniciar. É impossível não aprender por lá.

O Debian é um projeto sério e existe a diferença entre querer aprender
e querer ter um pacote. Quem aprender, terá um pacote. Quem apenas
quiser ter um pacote, nunca terá nada, pois os sponsors verão mil
erros e ficará claro que a pessoa não tem capacidade para manter um
pacote. Nisso você queimará cartucho.

Adotar um pacote para ter um pacote no seu nome rapidamente não é uma
boa ideia, pois é muito mais difícil atualizar um pacote existente do
que fazer um do zero. Eu acabo de adotar um. Veja como ficou o
changelog lá no git[3]. Talvez pareça pouca coisa mas cada linha
daquelas envolve inúmeras ações[4] e essas ações exigem um pleno
conhecimento sobre as técnicas de empacotamento. Se você simplesmente
pegar um pacote, dizer que adotou, e tentar colocar no Debian, ele não
será aceito, pois é quase certo que o mesmo estará desatualizado. Como
mais um exemplo, esta semana entrou um pacote meu que eu atualizei
depois de um tempo (1 ano e 9 meses). Veja quanta coisa mudou nesse
intervalo de tempo[5].

Quanto a atender a uma solicitação de ajuda (RFH), a coisa é mais
pesada ainda. Quem pediu ajuda já mantém pacotes, conhece bem todo o
processo e não consegue manter tudo sozinho atualmente. Então ele
precisa de alguém bem experiente em empacotamento para ajudá-lo. Além
de tudo, a pessoa que irá ajudar deverá conhecer bem o pacote e até
utilizá-lo no seu dia a dia.

Conclusão: se você quer manter pacotes, você precisa estudar, ler o
guia [2] e a política Debian [6], ver como os outros fazem os seus
pacotes (apt-get source) e tirar as dúvidas aqui. Depois, sugiro
submeter um trabalho final seu a esta lista para que o mesmo seja
analisado. Com isso as suas dúvidas finais serão dirimidas. Há vários
DDs e mantenedores aqui em condições de ajudá-lo. Depois disso, você
estará apto a manter os seus pacotes futuros.

Espero ter ajudado com algum tipo de luz ou direção.

[]s

Eriberto

[1] http://lists.debian.org/debian-devel-portuguese/2013/04/msg00000.html
[2] http://www.debian.org/doc/manuals/maint-guide