Re: Contribuição - Iniciante

Oi Felipe,

On Mon, Apr 22, 2013 at 11:06:16AM -0300, Felipe FV wrote:
> Bom dia a todos!
>
> Recentemente me inscrevi nas listas do Debian para acompanhar as discussões
> relacionadas ao desenvolvimento do sistema. Meu objetivo era realmente
> esse: ter noção de como as coisas acontecem para, de alguma forma, poder
> ajudar.
>
> O que ocorre é que não sou profissional da área de desenvolvimento de
> software, mas tenho algum conhecimento em relação a programação orientada a
> objetos, mais especificamente em Java.
>
> Os FAQs e tutoriais existem aos montes na internet, mas nenhum soluciona
> [...]

Acho que no seu caso, o melhor a fazer é seguir o que acontece no time
de Java: http://wiki.debian.org/Teams/JavaPackaging

Daí você aproveita o conhecimento que você já tem, e vai aprendendo ali
sobre coisas específicas do Debian. O que você pode fazer de início:

- assinar a lista do time, e frequentar o canal IRC. De repente aparecem
  coisas "fáceis" que precisam ser feitas.

- ver quais pacotes do time têm bugs, tentar reproduzir, e eventualmente
  tentar consertar. Procure a documentação de como interagir com o BTS
  (bug tracking system - http://bugs.debian.org)

- talvez você queira começar aprendendo um pouco sobre empacotamento.
  Instala o pacote packaging-tutorial e segue o
  /usr/share/doc/packaging-tutorial/packaging-tutorial.pdf

--
Antonio Terceiro <terceiro@debian.org>