Re: Programador Debian.

On Thu, 26 Nov 2009, Nuno Paquete wrote:
> Já percebi, para me tornar um desenvolvedor oficial preciso de uma chave
> assinada. Mas por enquanto apenas quero começar a ganhar experiência em
> projectos open-source, por isso pretendo pegar em um projecto órfão e
> começar a  trabalhar nele. Preciso de ter uma chave assinada para isso?

Não.  O projeto, em geral, faz todo o possível para permitir que qualquer um
colabore, nem que seja enviando as sugestões de mudança (e patches) via
email.  Só não vale atrapalhar o trabalho dos outros.

Ninguém precisa ser "desenvolvedor oficial" para trabalhar no Debian, e ter
sua contribuição aceita.  O caminho é mais indireto, mas ele sempre existe.

> Posso candidatar-me ao projecto sem a tal chave?

Não, mas acredite em mim, você não quer tentar se candidatar ao projeto
antes de passar uns meses trabalhando em alguma coisa no projeto, para
mostrar suas qualidades e sua capacidade, e se enturmar com alguns DDs que
vão poder assinar embaixo que você seria uma boa adição ao projeto.

Mostre a qualidade de seu trabalho primeiro, e após isso, converse com os
DDs com os quais você vai naturalmente interagir (*não* precisa ser um DD
brasileiro), para que eles te ajudem no processo para ser DM/NM ou (se você
trabalha com algo diferente de empacotamento), NM.

Começe a ajudar alguma equipe (sempre trabalhamos com patches e listas de
email, portanto você _sempre_ tem como enviar patches para verificação e
aceitação mesmo que não tenha nenhum acesso de escrita em repositório.  E eu
mesmo trabalho em algumas equipes onde tem colaboradores que não são DDs,
mas possuem acesso de escrita no repositório com os pacotes).

Depois de uns meses trabalhando com alguma equipe, ou empacotando através de
um "sponsor", se você já estiver com as habilidades necessárias para isso, a
coisa vai fluir naturalmente na direção de você tornar-se um DD.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond