Re: Programador Debian.

Olá,

Nuno Paquete escreveu isso aí:
> Boa tarde a todos.
> Comecei há algum tempo a usar Debian e estou fascinado com a comunidade de
> programadores e a possibilidade de fazer parte desse mundo maravilhoso.
> Pretendo colaborar com o projecto Debian, começando para já a manter um
> pequeno projecto orfão e depois quem sabe começar a fazer outras coisas mais
> importantes.
> Estou motivadissimo para começar a programar, não vejo a hora.
> Sou administrador de sistemas de alguns servidores públicos (DNS, FTP, HTTP,
> etc) e tenho bastante experiência na utilização/administração de Linux.
> [...]

"sponsor" é como chamamos um desenvolvedor Debian oficial que faz upload
de pacotes em nome daqueles que ainda não são desenvolvedores oficiais.
Para isso, é suficiente que você consiga um desenvolvedor que se
interesse pelo pacote que você quer manter; ele revisará novas versões
do pacote preparadas por você, te orientará em como melhorar, consertar
bugs etc, e quando estiver satisfeito, ele enviará o pacote para o
Debian em seu nome.

Com relação a assinatura de chave, ela não é necessária para obter um
sponsor, ainda que seja útil em geral. Quando você já tiver algumas
contribuições no projeto e quiser se tornar um desenvolvedor oficial (e
poder enviar os pacotes diretamente, e votar nas decisões do projeto, e
ter contas nas máquinas do projeto), aí sim você vai precisar de uma
chave GPG assinada por pelo menos um desenvolvedor oficial, e de um
desenvolvedor que será o seu "advocate", ou seja, ele vai recomendar
"oficialmente" que o projeto Debian te avalie para ser um novo membro
oficial.

--
Antonio Terceiro <terceiro@softwarelivre.org>
http://softwarelivre.org/terceiro