Problemas com Hardware

Pessoal tudo bem, sei que nunca postei neste fórum mas gostaria de uma ajuda, adquiri um note da Microboard, modelo Centturion 2009, processador core2 Duo T6500 - M, 4Gb de Ram, chipset Intel, e ele veio com Debian 5.01 , e roda bem mas tem uma coisa que estou preocupado e gostaria de saber se é normal ou é o hardware do pc que veio com defeito, tem vezes que ligo o note e inicializa o Debian de forma normal e quando clico no monitor de rede aparece lá rede com fio e rede sem fio , mas as vezes eu inicializo o pc e depois de subir o S.O clico no monitor de rede e ele não aparece rede sem fio parece que não acha a placa wireless ( acho que é broadcom / Intel ), ai eu reinicializo o pc e clico no monitor de rede e ele acha a placa de wireless e conecta.

Gostaria de saber isto é normal, tentei subir o ubuntu novo e ele nem acha a wireless, já o OpenSuse11 acha, testei também o Mandriva não acha a placa wireless , e o unico que sempre acha ela é o open solaris 2009 ( porém é um chumbo consome quase 1,5Gb de ram so com o firefox ).

O Note possui aquela chave lateral de ligar e desligar o wireless isto pode influenciar em algo. Estou baixando o debian novo será que ele irá reconhecer?

Teria como utilizar o MadWifi.

obrigado