Re: Bug de boot

Olá João,

On 26-09-2009 10:57, Joao Vieira wrote:
> Vale lembrar que não é apenas o /Debian/ que não inicia automaticamente
> por causa de bug no boot, o /Ubuntu/ e o Linux
> <http://www.vivaolinux.com.br/linux/> /Kurumin NG/ também. Alguns
> notebooks da Intelbras e HP tem o mesmo problema de incompatibilidade em
> relação ao Linux.

	Achei que as vertentes de Kurumin estivessem oficialmente
paradas.  De qualquer forma, a relação entre Kurumin e Debian eu
até posso entender já que eles costumam usar o mesmo kernel, mas
o Ubuntu costuma adotar kernels *bastante* modificados.

> Eu tenho um notebook da Intelbras modelo i21. Toda vez que eu iniciava o
> Debian 5..0 Lenny aparecia a seguinte mensagem:
>
> /PCI:acpi interrupt/
>
> Percebi para que esse erro fosse ignorado, teria que editar o sistema
> apertando "e" na linha Kernel, abaixo da linha root (hd 0,0), digitando
> o seguinte comando:
>
> *noapic=off acpi=off nozh=off*

	Isso geralmente está relacionado a ACPIs "bugadas".

> [...]
> kedit como editor de texto. O notebook da Acer aceitou todos os Linux
> que instalei, iniciando assim o boot automaticamente.
>
> Quero deixar bem claro que essa dica é um alerta para quem deseja
> colocar Linux em notebooks da Intelbras ou HP. Eu comprei um notebook da
> Intelbras e o Ubuntu não aceita resolução de 1024x768 e efeito da área
> de trabalho por causa da placa de vídeo compartilhada da SiS (Silicon
> Integrated System).
>
> Vocês podem fazer um kernel que aceite o SiS(Silicon Integrated System)?

	Drivers de vídeo são relacionados ao X.Org e não ao kernel.
De qualquer forma, o driver VESA provavelmente oferece suporte a
essa resolução (1024x768).  Para solicitar algum desenvolvimento
específico você teria que contatar as listas dos desenvolvedores,
no caso do X.Org.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)