Re: Dependência do x-www-browser e erros do lintian

Olá,

On Sat, May 09, 2009 at 03:08:56PM -0300, Otavio Salvador wrote:
> Ola Tiago,

> Na verdade nao; o lintian nao acerta sempre e eh exatamente por isso
> esse erro estah como 'warning'. A ideia nesse caso do lintian eh
> chamar a atencao para um _possivel_ erro.

Sim, mas a idéia é sempre ele dar o mínimo possível de falsos
positivos - se forem muitos, a tendência passa a ser ignorá-los
sempre. Diga-se de passagem, ele cumpre muito bem sua função, e
exatamente por isso levantei o assunto. Talvez seja realmente muito
trabalhoso (demorado) verificar todas as dependências para ver se
alguma delas contém o executável em questão - ainda por cima em se
tratando de um pacote virtual. Parece que, na verdade, o lintian teria
que saber da existência de todas as alternativas. De qualquer maneira,
ainda acho que um bug com severity 'wishlist' seria conveniente.

...Fui dar uma olhada na página de bugs do lintian, e não achei nenhum
bug que corresponda a esse. Não garanto que não tenha, pois são muitos
bugs. Mas no bug #201157 há um comentário esclarecedor:

> Unfortunately, there's no way for lintian to check this since the
> information in the binary itself only contains the SONAME, not the
> path to the library.  It would need to know where in the file system
> those libraries would install, which requires information from other
> packages than the one being checked, which is therefore outside the
> scope of lintian.
>
> Tagged wontfix but kept around since the wontfix bugs against
> lintian are largely a great collection of ideas for whole-archive
> checks that can use more information than lintian has available to
> [...]

Me parece que o caso em questão é muito parecido, e o destino do bug
deverá ser o mesmo: ir para a lista wontfix até que se tornem viáveis,
provavelmente fora do lintian.

Abraços,

Tiago.

PS: Otavio, aproveito a ocasião para agradecê-lo pelas suas
contribuições ao projeto. Acabo sempre dando de cara com seu nome num
canto ou no outro ;)