Re: Intenção de empacotar as funcoesZZ

On 20-05-2008 16:42, Eder L. Marques wrote:
> Alguém poderia checar? Sugestões de melhoria são bem vindas!

1) .orig.tar.gz

	O aurelio não fornece um tar.gz?

	Se ele não fornece e você está fazendo um, temos um problema,
	o changelog e o copyright apareceram como patches no diff.gz,
	o melhor é que o verde forneça um .tar.gz direto pois ele é o
	upstream e que, preferencialmente, ele adicione o changelog e
	arquivos de licença.

2) debian/control

 * Tem certeza que a seção 'admin' é a mais indicada?

	Não comece a descrição curta com artigo nem com letra maiúscula.

	A descrição curta/longa não parece boa, funcoeszz é um único
	shell script com 65 funções e não 65 "bash scripts"

 * Depends: lynx

	Você _tem_ que depender do lynx ou pode ser do www-browser?

3) debian/copyright

	O cabeçalho do funcoeszz diz que ele é GPL, mas qual delas?

	Se a licença não estiver clara você é rejeitado no "NEW queue".

4) debian/rules

	Limpar ele é recomendado, mas não é mandatório.

> [...]
>
> W: funcoeszz source: binary-arch-rules-but-pkg-is-arch-indep
> N:
> N: It looks like you try to run code in the binary-arch target of
> N: debian/rules, even though your package is architecture- independent.
> N:
>
> Ainda sou muito cru com o rules. Não mexi na seção que tem tags arch.
> Estou lendo o new maint guide e dando uma olhada em outros pacotes, mas
> não consegui ver nada relacionado a como resolver esse problema.
>
> Eu deveria apagar todas as linhas do binary-arch ?

	Você pode ver a página do lintian, eles geralmente tem
uma recomendação do que deve ser feito.

http://lintian.debian.org/reports/tags.html
http://lintian.debian.org/reports/tags/binary-arch-rules-but-pkg-is-arch-indep.html

> W: funcoeszz: binary-without-manpage usr/bin/funcoeszz
> N:
> N: Each binary in /usr/bin, /usr/sbin, /bin, /sbin or /usr/games should
> N: have a manual page
> N:
>
> O upstream não possui uma manpage. Contudo, existe o comando zzajuda,
> que fornece uma ajuda com explicação sobre todas as funções.
>
> Converter esse 'comando' para uma manpage resolveria o problema?

	Sim. Veja o help2man.

> estou dando uma olhada em /usr/share/doc/man-db/examples e tem três
> tipos de arquivo. Qual utilizar?
>
> Obrigado pela ajuda!
>
> 1- http://funcoeszz.net/
> 2- http://bugs.debian.org/482096
> 3- http://edermarques.net/pacotes/

	Só um detalhe, o programa está _inteiro_ em pt_BR certo?
E sem suporte a i18n/l10n, eu sei que é possível enviá-lo ao
repositório, há outros programas que só estão em um idioma e este
não é o inglês, mas há chances de que você receba "bug reports"
para mudar isso. :-)

	Uma alternativa que pode ser viável, é colocar o funcoeszz
dentro de um outro pacote, algo só para brasileiros por exemplo,
similar ao devscripts, mas seria algo chamado "brazilian-scripts".

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)