Re: criação de tasks

Oi Thadeu,

| Seguindo a sugestão do faw, decidi postar aqui uma dúvida sobre instalação
| personalizada.
| Eu já fiz um preseed.cfg, adicionei ao iso do netinst e funciona bem.  O
| problema está na definição dos pacotes a serem instalados e os scripts de
| configuração que preciso adicionar (pontos de montagem, finalizar configuração
| do nis, etc.). Para isto eu criei um pacote virtual que faz tudo isto.

| Funciona, mas não é a melhor solução: depois de finalizada a instalação, eu
| tenho que remover o pacote falso e dar o aptitude keep-all, pois o esquema era
> [...]

Aqui no trabalho eu tenho uma situação parecida, para resolver ela, foi criado um metapacote que tem os pacotes reais como dependências (ao estilo das tasks).

O pacote (celepar-dev) simplesmente requere todos os pacotes necessários (eclipse-celepar, eclipse-plugins..., etc).

Pontos a favor:
 - Ao remover o pacote origem (celepar-dev) todos os outros continuam no sistema.
 - Tenho um único ponto onde concentro os requisitos.

Como foi feito:

~/debian/pacotes/celepar-dev/DEBIAN$ ls -lah
total 16K
drwxr-xr-x 2 leslie leslie 4,0K 2007-11-28 12:07 ./
drwxr-xr-x 4 leslie leslie 4,0K 2007-11-28 12:07 ../
-rwxr-xr-x 1 leslie leslie  201 2007-11-28 12:07 changelog*
-rwxr-xr-x 1 leslie leslie  496 2007-11-28 12:04 control*

O arquivo 'control' mostra os pacotes que dependem do pacote celepar-dev e são instalados junto com ele.
changelog é um changelog comum só para meu controle :)

~/debian/pacotes/celepar-dev/DEBIAN$ more control
Package: celepar-dev
 Metapacote para instalação de ferramentas componentes
 do ambiente de desenvolvimento homologado pelo grupo
 Framework Celepar.

Se ao final da operação vc quiser remover o pacote, pode fazê-lo sem nenhum problema.
Para colocar os scripts que vc quer, basta colocar no arquivo 'postinst' (instalação) 'postrm'/'prerm' (remoção do pacote). No caso desse pacote específico (celepar-dev) não tenho nenhuma configuração extra, ele serve somente como meta-pacote :D

Sds,

LEslie

--
Leslie H. Watter
Gerência de Inovação Corporativa / CELEPAR