criação de tasks

Seguindo a sugestão do faw, decidi postar aqui uma dúvida sobre instalação personalizada.
Eu já fiz um preseed.cfg, adicionei ao iso do netinst e funciona bem.  O problema está na definição dos pacotes a serem instalados e os scripts de configuração que preciso adicionar (pontos de montagem, finalizar configuração do nis, etc.). Para isto eu criei um pacote virtual que faz tudo isto. Funciona, mas não é a melhor solução: depois de finalizada a instalação, eu tenho que remover o pacote falso e dar o aptitude keep-all, pois o esquema era colocar os pacotes desejados como  dependências do pacote virtual. Eu queria trocar este procedimento pelos tasks do debian-installer. As dúvidas são:
1) as tasks permitem scripts, como postinst ?
2) como criar tasks e adicionar as mesmas ao cd de instalação ?

[]s
--
Thadeu Penna
Prof.Associado - Instituto de Física