Instalação não encontra CD-ROM MB DG965WH

Boa noite,

Estou com alguns problemas na Instalação do Debian em minha máquina,
se possível, gostaria da opinião de vocês sobre o assunto, desde já
agradeço.

O problema é a mídia de instalação não se encontrada para instalação
de pacotes, estou colocando abaixo o e-mail que enviei para
debian-user-portuguese mas, infelizmente não obtive resposta (estive
olhando a archive e não vi esse e-mail lá, sendo assim, creio ter tido
algum erro de envio.. mas, preferi não enviar novamente).

Depois de enviar o e-mail continuei procurando por uma solução, até
que encontrei na archive da debian-boot a dica de utilização em
conjunto da generic.all_generic_ide=1 e irqpoll, e dessa maneira o
cd-rom foi encontrado, só que ocorreram 2 problemas:

1- Minha firewire foi reconhecida como uma placa de rede e esta usando a eth0

2- Hds SATA II trabalhando com driver generic IDE (generic.all_generic_ide=1)

3- D-Link System Inc D-Link AirPlus DWL-G520 AR5212 802.11abg NIC
(esse estou resolvendo com o madwifi)

Gostaria de saber se essa é realmente a melhor maneira de solucionar
esse problema, obrigado.

Obs: Sobre os Hds encontrei uma pessoa com um problema parecido em um
laptop, após a instalação ele ele fez o seguinte:

"So I compiled a new kernel based on the debian 2.6.18-4-amd64 kernel
but without the following modules selected: ide_disk,
generic,ide_generic (BLK_DEV_IDEDISK, IDE_GENERIC, BLK_DEV_GENERIC
respectively in .config) I then booted with this kernel using
pci=nomsi on the kernel command line. It found the SB600 controller ok
but /dev/hda turned into /dev/sda. So back to the kernel command line
and change the h to s in root=/dev/hdaX. (root=/dev/hda2 becomes
root=/dev/sda2) pci=nomsi is still required. After this it booted up.
"

A url com o post completo é: http://forums.debian.net/viewtopic.php?t=13247

Seria esse procedimento mesmo a ser feito?

Resumo da máquina (consta mais abaixo, mas, irei fazer um pequeno
apanhado para que não precisem ler tanto):

MB Intel DG965WH, Proc Core2  6420  @ 2.13GHz

Controladora IDE Marvell (no ubuntu driver=pata_marvell)
  DVD-RAM GSA-H55N

Controladora Sata 82801H (ICH8 Family) 4 port SATA IDE Controller ( no
ubuntu driver=ata_piix)

Novamente agradeço.

Abraços,
nando

=========

data		17/10/2007 17:08
assunto		Instalação do Debian não encontra CD-ROM
enviado por		gmail.com

Olá, boa tarde a todos. Desde já me desculpo pelo tamanho do e-mail e
agradeço a compreensão/ajuda de todos, achei necessário deixar tudo
bem explicado.

Estou com alguns problema na instalação do Debian em minha máquina
(configuração*) por se tratar de um Core 2 Duo testei com mídias
Stable (etch) para i386 e AMD64, além de um snapshot da Lenny
(testing) de 15/10/2007, mas, infelizmente em ambas o problema foi o
mesmo.

O problema consiste em não ser encontrado o CD-ROM na instalação.

  Obs: É feito o boot normal pelo CD-ROM, entra na tela de instalação
do Debian pelos modos install, installgui, expert e expertgui
normalmente, o problema ocorre quando o instalador tenta montar o
CD-ROM, ele retorna a mensagem: "NO COMMON CD-ROM FOUND"

Eu já pesquisei bastante antes de recorrer a lista, mas, infelizmente
as minhas tentativas anteriores foram frustradas, foram elas:

  1-    Instalação com uma mídia mais recente (snapshot da Lenny de 15/10)
  2-    Instalação com Custom d-i image do Debian stable i386/AMD64
kernel 2.6.23 (kmuto.jp)
  3-    Instalação com o parâmetro generic.all_generic_ide=1

* Ao informa que não foi encontrado o CD-ROM ele pergunta se não
possuo o driver do cdrom em disquete (não possuo drive de disquete).
Sendo assim respondi não, dando seqüência ele pergunta se eu quero
configurar o CD-ROM manualmente, indicando o dispositivo ( /dev/???).
Porém não passo nem da primeira etapa (de indicar o dispositivo), pois
não existe /dev/hdc, /dev/hdd, /dev/cdrom e nem nada que pareça com um
dispositivo de CD.

* Tentei com um live-cd do kurumin pra ver se achava o cd-rom ele
tentou em vários /dev/ e depois retornou "NO CD-ROM FOUND"

Obs2: com as tentativas 1 e 2 não foi possível nem sequer encontrar o
CD-ROM, já com a tentativa 3, o CD-ROM é encontrado e como o próprio
parâmetro diz, tudo passará a ser reconhecido com IDE genérico, sendo
assim.. o CD-ROM finalmente foi encontrado. Mas, a instalação ficou
totalmente LENTA pra detectar a rede primeiro ele tenta(ou) pelo modo
convencional e depois pelo force (estava acompanhando pelo console
vendo a maneira que estava sendo usada para instalar) nele encontrou
as placas de rede wired, a wireless não.

Até ae beleza, se instalasse depois eu pesquisaria como colocaria a
Wireless pra funcionar, mas, no próximo passo onde pede para encontrar
os discos rígidos (assim como para detectar as placas de rede, demorou
muito) tive um novo problema, eles foram encontrados com as
nomenclaturas de discos IDE (onde o parâmetro usado no boot também
alterou, pois são 2 discos SATA2) já contrariado, mas, dei seqüência a
instalação foi onde na formatação de disco me retornou um outro erro,
sendo assim eu desisti e aqui estou eu pedindo ajuda aos nobres
colegas.

Os dados que eu vou expor abaixo eu consegui através de um live-cd do
UBUNTU 7.0 kernel 2.6.20-15-generic (dos que testei foi o único a
funcionar).

*Configuração:

Obs: A configuração completa segue em http://rafb.net/p/OyJXQT16.html

Placa mãe: DG965WH Media Series Desktop Board

Processador: Intel(R) Core(TM)2 CPU  6420  @ 2.13GHz

Bios:

 vendor: Intel Corp.
 version: MQ96510J.86A.1687.2007.0510
.0258 (05/10/2007)
 capabilities: pci upgrade shadowing cdboot bootselect edd
int9keyboard int14serial int17printer int10video acpi usb zipboot
biosbootspecification netboot

Memória: 2(dois) pentes Kingston Modelo: KVR800D2N5/1G - 1GB DDR2-800
PC2-6400 Non-ECC

Controladora IDE:

 Driver utilizado: pata_marvell

 product: Marvell Technology Group Ltd.
 vendor: Marvell Technology Group Ltd.
 configuration: driver=pata_marvell latency=0

Drive de CD-ROM/DVD:

 product: DVD-RAM GSA-H55N
 vendor: HL-DT-ST (LG)
 logical name: /dev/cdrom
 logical name: /dev/dvd
 logical name: /dev/scd0
 logical name: /dev/sr0
 version: 1.00
 capabilities: removable audio cd-r cd-rw dvd dvd-r dvd-ram
 configuration: ansiversion=5

Controladora SATA (2):

1- Driver utilizado: ata_piix

  product: 82801H (ICH8 Family) 4 port SATA IDE Controller
  vendor: Intel Corporation
  configuration: driver=ata_piix latency=0

2- Driver utilizado: ata_piix

  product: 82801H (ICH8 Family) 2 port SATA IDE Controller
  vendor: Intel Corporation
  configuration: driver=ata_piix latency=0

Placa de rede (4):

1- Driver utilizado: e1000

   product: 82566DC Gigabit Network Connection
   vendor: Intel Corporation
   logical name: eth0
   capacity: 1GB/s
   configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=e1000
driverversion= 7.3.15-k2-NAPI firmware=1.1
-0 latency=0 link=no multicast=yes port=twisted pair

2- Driver utilizado: ath_pci

    product:  AR5212 802.11abg NIC
    subsystem:  D-Link System Inc D-Link AirPlus DWL-G520 Wireless PCI
Adapter( rev.B)
    vendor: Atheros Communications, Inc.
    configuration: broadcast=yes driver=ath_pci driverversion=0.9.4.5
(0.9.3) latency=168 maxlatency=28
 mingnt=10 multicast=yes wireless=IEEE 802.11g

3- Driver utilizado: 8139too

     product: RTL-8139/8139C/8139C+
     vendor: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
     configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=8139too
driverversion= 0.9.28 duplex=full ip=
10.1.1.231 latency=32 link=yes maxlatency=64 mingnt=32 multicast=yes
port=MII speed=100MB/s

4- Driver utilizado: 8139too

     product: RTL-8139/8139C/8139C+
     vendor: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
     configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=8139too
driverversion=0.9.28 duplex=full speed=100MB/s

Att,
nando