Re: Mais uma proposta de reformular o site DebianBrasil.org

[ O Cross Posting não faz muito sentido já que a -user-portuguese  ]
[ e a -devel-portuguese não são os melhores locais pra essa        ]
[ discussão já que são listas que incluem assuntos de português    ]
[ em geral -- mesmo que pt_BR tenha praticamente feito hijack das  ]
[ listas, o melhor seria manter a discussão _somente_ da debian-br ]

On 06/18/2007 04:40 AM, ValessioBrito wrote:
> Eu vou encurtar historia, até porque o motivo que não levou a
> reformular o site a mais de 1 ano atrás[1] foi devido a complexidade
> das coisas e desmotivação, como acontece no projeto... claro, não
> somente local... o famoso quem toma as decisões?!... Eu sei que alguém
> tem que bate o martelo, mas eu não sei quem! Assim como o post de +- 1
> ano atrás[2] uns colegas e outros acharam que somente um Desenvolvedor
> Debian pode fazer isto, mas não sei... Não sei mesmo!

	Algumas pessoas têm acesso aos repositórios do site do
Debian e algumas pessoas tem acesso aos servidores do Debian
Brasil e do Debian-BR-CDD, nem sempre essas pessoas são as
mesmas, mas é possível ter essa configuração em diferente locais
e com diferentes estratégias.

> Bom este email seria um pouco grandinho, mas vou resumir tudo também..
> se os caras "bater" o martelo, eu pretendo apresentar um Roadmap da
> migração/reformulação do site atual... Não somente isto, criar algum
> GT para manter ele atualizado e enfim....

	Batemos o martelo em conjunto, alguém tem que fazer e
estar disposto a conduzir o trabalho, há limitações técnicas
e práticas em certos aspectos.

> 1. Proposta de Layout, o que é mais motivante a fazer esta atualização
> não somente para mim, mas creio que para todos na comunidade:
> http://valessiobrito.info/projetos/debianbrasil/site2008proposta.png
>
> Alguem que queria ajudar e reformular.. Enfim, falta criar um mapa do
> site e outras coisas mais... o SVG esta na mesma url.

	Particularmente eu adotaria um modelo separado de abordagem.
Um conjunto de páginas simples com as informações sobre a comunidade,
seja via área administrativa de wiki, seja a partir de código fonte
direto no SVN.

> [...]
> lá.. coisas que fazem ele ser diferente da versão original, eu tenho
> bastante experiencia já com Twiki, aprendi com mestre jedi Aurium[3] e
> ele pode me ajudar colocar e implementar coisas legais no twiki, uma
> contribuição minha com aurium para outra comunidade de SL usando twiki
> é o site do InkscapeBrasil.org[4]. Eu penso que o SoftwareLivre.org o
> mesmo local do twiki da comunidade inkscape, pode ceder uma nova
> TwikiWeb (Web) para Comunidade DebianBrasil, somente precisando depois
> de pronto redirecionar os dominios para lá...

	Sou contra a migração pro Twiki. Preferencialmente deveríamos
usar o mesmo wiki que o Debian, na verdade, há algum tempo isso está
configurado:

		http://wiki.debianbrasil.org

	O projeto era migrar todas as minhas anotações pessoais para
o wiki para facilitar as tarefas dos tradutores.

	O local onde o wiki está hoje também não favorece o uso de
outra ferramenta de wiki configurada na Alioth, embora lá seja um
local interessante para termos a estrutura, elas precisam de cuidado
e organização.

> 3. E ultimo, ir articulando com pessoas que demostram interesse em
> ajudar com o site, organizar algumas coisas para manter ele bem
> informado, atrair novos futuros usuários e desenvolvedores para nosso
> projeto local.

	Isso é o que sempre precisamos, neste caso, um tema para o
MoinMoin que pudesse ajudar a deixá-lo mais agradável, teria que
ser um tema compatível com o Moin do Sarge e do Etch.

> Sobre a proposta de Layout, acredito que o Mapa que tem na tela
> principal/inicial ele é mapeado quando clica no estado abre
> informações de onde encontrar uma misericordiosa comunidade por lá....
> Outras coisas são reduzir a quantidade de links e informações
> repetitivas, centralizando e facilitando a navegação.
> http://valessiobrito.info/projetos/debianbrasil/site2008proposta.png

	Migrar as informações do velho para o novo wiki não é
problema já que muitas informações precisam ser mudadas, alterar
o svn também não deveria ser, há tempos precisamos organizar
tudo isso.

	Então, basicamente o que precisamos é de "mão de obra"
para fazermos as ações, há temos precisamos reviver o Debian
no Brasil através das ações, especialmente re-estruturando os
Grupos de Usuários e mecanismos de comunicação. ;)

	Talvez essa seja uma boa hora pra fazermos tudo.

	Grande abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)