Re: Apresentacao

On 04/19/2007 05:43 PM, Otavio Salvador wrote:

> Peco que voce veja esta lista como um time de mentors.
>
> Ramiro, inicialmente existem varios documentos que tem grande
> importancia e _precisam_ ser lidos antes de qualquer coisa. Abaixo
> listo os principais:
>
>  - Debian Policy
>  - Developers Reference
>  - man debhelper (e seus respectivos comandos internos)
>  - man debconf-devel (parte do debconf-doc)
>
> Isso eh um bom comeco. Assim que completares estes (ou os que
> faltarem) entre em contato novamente.

	Bom... só ler pode ser um tanto quanto chato. A leitura é
vital, mas as tarefas práticas também são, quando você acreditar
que está apto para montar seu pacote e quiser mostrá-lo, por favor,
aponte para o local que nós revisamos o pacote e fazemos o upload
dele para os repositórios do Debian.

	Você provavelmente vai ter que ler o New Maintainer's
Guide e a Debian Policy, é difícil escapar deles para o primeiro
pacote, os truques e as facilidades vem com o Developers' Ref e
o debhelper e o debconf-devel vão ser importantes para entender
os detalhes por trás da "mágica".

	Outro detalhe, é que você não vai ter "um mentor/tutor",
a lista funciona como um ponto de revisão (esteja pronto para
as críticas), provavelmente você vai ter um "sponsor" mais
freqüente que vai fazer o envio dos seus pacotes e ajudá-lo em
algumas etapas, normalmente essa pessoa vai ser um DD, porque ele
precisa de acesso ao repositório.

	Então há alguns itens que não estão todos na documentação,
pelo que vi, você não vai empacotar o GAlternatives, você vai
adotá-lo, leia a documentação do Debian Women sobre adoção de
pacotes e já registre o ITA do pacote.

	Eu acredito que alguns itens podem ser feitos antes de
outros, se você está realmente interessado em trabalhar e
aprender e ao mesmo tempo quer ter "feedback" do trabalho, você
tem que avançar em pontos práticos, além da leitura dos docs,
pegue o pacote, prepare-o para um novo upload, colocando seu
nome como mantenedor, verifique se há bugs/patches pendentes e
quando acreditar que o pacote está pronto para ser enviado,
informe a lista. ;)

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)