Re: Criando pacotes de maneira simples e prática

On Sat, 2006-09-30 at 18:29 -0300, Felipe Augusto van de Wiel (faw)
wrote:

> Olá Fabrício,

Olá Felipe! :)

> 	Java tem suas particularidades no Debian, não estou muito
> familiarizado com os detalhes, mas a leitura recomendada envolve o
> [1]Debian Java/FAQ e o [2]Debian Java Packaging. Você também vai
> achar informações importantes na página de [3]Java no Wiki do Debian.
>
> 1.http://www.debian.org/doc/manuals/debian-java-faq/
> 2.http://java.debian.net/
> 3.http://wiki.debian.org/Java

Opa, vou dar uma olhadinha nisso. Mas a priori, eu acredito que o maior
problema do Java com o Debian seja o fato da linguagem Java não ser uma
linguagem aberta. O que inclusive, acaba afetando outros projetos
abertos (LGPL, GPL, Apache, etc) que utilizam essa linguagem/ambiente de
programação.

> 	Sim, essa não é exatemente a melhor maneira de fazê-lo.

Eu sabia que vocês iam dizer isso... :P

> 	Você pode alcançar isso com facilidade seguindo o [4]Guia de
> Novos Mantenedores. O próximo passo é o [5]Manual de Políticas. Ok,
> eu sei o que você vai dizer, que você quer algo simples... por isso
> eu indiquei o Guia dos Novos Mantendores primeiro, é uma leitura de
> cerca de 2h, o Manual de Políticas contém vários detalhes, mas o que
> você quer pode ser alcançado já com o "maint-guide".
>
> 4.http://www.debian.org/doc/maint-guide/
> 5.http://www.debian.org/doc/debian-policy/

Opa, eu conhecia o debian-policy, mas não o maint-guide. Vou dar uma
olhada! Valeu pela dica! :)

> 	A debian-devel-portuguese também está aqui para ajudar, se
> não me engano o Ruoso trabalha bastante com Java, não sei se mais
> alguém tem envolvimento nesta área. Mas podemos ajudar com dúvidas
> no empacotamento e primeiros passos.

Seria ótimo! Toda a ajuda é sempre bem vinda. O que me despertou
interesse em Java, é que você tem vários projetos interessantes, que são
de *grande* utilização pelos desenvolvedores desta linguagem, mas que
não encontram pacotes Debian prontos, como por exemplo o Hibernate
(LGPL), o Spring (Apache 2.0), Maven (Apache 2.0) e tantos outros.

> 	O objetivo do empacotamento Debian é qualidade e consistência.
> Simplicidade está no "design" mas o conceito de simples pode ser
> subjetivo (cientistas de foguetes podem achar Cálculo em Astrofísica I
> simples).

"Simplicidade" a qual eu me referi, era do ponto de vista de não ter que
ler o Debian-Policy, monter o rules, toda aquela estrutura do /debian do
pacote, ter que usar as ferramentas pra gerar o pacote, lintian, etc,
etc. Pura preguiça com falta de tempo. :P

> 	Acho que vale a pena a leitura do Maint Guide, o que você
> procura está lá, não há uma versão "pacote super simples", mas um
> pacote simples não envolve mais do que um diretório Debian no
> código fonte, um Makefile bem estruturado e os arquivos de controle
> que já vem pré-formatados, é só substituir. :)

Ah, depende muito do que se quer empacotar, né? Se for preciso adicionar
scripts, e tem o fato que nem sempre o sistema do programa que se deseja
empacotar está ok, pode-se precisar aplicar algum patch, etc. Mas enfim,
as sugestões foram *ótimas* (vou dar uma linda no maint-guide) e
agradeço a sua disposição em ajudar, bem como a de todos os partipantes
da lista.

Abraços e, novamente, meus agradecimentos! :)

--fx

Voc�uer respostas para suas perguntas? Ou voc�abe muito e quer compartilhar seu conhecimento? Experimente o Yahoo! Respostas !
http://br.answers.yahoo.com/