Re: Criando pacotes de maneira simples e prática

On 09/30/2006 12:57 PM, Fabrício Barros Cabral wrote:
> Olá todos!

Olá Fabrício,

> Pessoal, estou procurando uma maneira *simples* e *prática* para gerar
> pacotes Debian de alguns aplicativos (normalmente em java). O que eu
> quero é realmente *bem* simples: basicamente só usar o controle de
> pacotes para instalar/remover os arquivos que se encontram no pacote.

	Java tem suas particularidades no Debian, não estou muito
familiarizado com os detalhes, mas a leitura recomendada envolve o
[1]Debian Java/FAQ e o [2]Debian Java Packaging. Você também vai
achar informações importantes na página de [3]Java no Wiki do Debian.

1.http://www.debian.org/doc/manuals/debian-java-faq/
2.http://java.debian.net/
3.http://wiki.debian.org/Java

> Para tanto, atualmente, uso o alien para me ajudar nessa tarefa. Monto
> os arquivos de acordo com a estrutura que eu quero, compacto em um .tgz
> e depois utilizo o alien em cima desse .tgz para me produzir um pacote
> Debian.
> Tenho certeza *absoluta* que essa não é a maneira correta de se fazer
> isso, mas o que eu procuro, como disse antes, é uma maneira bem
> *simples* de se gerar um pacote.

	Sim, essa não é exatemente a melhor maneira de fazê-lo.

> Só que eu gostaria de saber, se tem como eu "incrementar" mais um pouco
> essa simplicidade (sem complicar muito, é claro), adicionando coisas do
> tipo:
>
> 1) Especificar o author do pacote gerado
> 2) Especificar a descrição do pacote gerado
> 3) Permitir que algum arquivo deste pacote sobescreva outro (acho que é
> pra usar o diversions, certo?)
> 4) E, *se não complicar*, uma especificação *mínima* de dependência.

	Você pode alcançar isso com facilidade seguindo o [4]Guia de
Novos Mantenedores. O próximo passo é o [5]Manual de Políticas. Ok,
eu sei o que você vai dizer, que você quer algo simples... por isso
eu indiquei o Guia dos Novos Mantendores primeiro, é uma leitura de
cerca de 2h, o Manual de Políticas contém vários detalhes, mas o que
você quer pode ser alcançado já com o "maint-guide".

4.http://www.debian.org/doc/maint-guide/
5.http://www.debian.org/doc/debian-policy/

	A debian-devel-portuguese também está aqui para ajudar, se
não me engano o Ruoso trabalha bastante com Java, não sei se mais
alguém tem envolvimento nesta área. Mas podemos ajudar com dúvidas
no empacotamento e primeiros passos.

> Vejam que o objetivo maior é *simplicidade*. Assim pergunto: vocês
> conhecem alguma forma ou material que permita fazer isso?

	O objetivo do empacotamento Debian é qualidade e consistência.
Simplicidade está no "design" mas o conceito de simples pode ser
subjetivo (cientistas de foguetes podem achar Cálculo em Astrofísica I
simples).

	Acho que vale a pena a leitura do Maint Guide, o que você
procura está lá, não há uma versão "pacote super simples", mas um
pacote simples não envolve mais do que um diretório Debian no
código fonte, um Makefile bem estruturado e os arquivos de controle
que já vem pré-formatados, é só substituir. :)

> Agradeço a atenção,
> --fx

	De nada. Abraço,

- --