Criando pacotes de maneira simples e prática

Olá todos!

Pessoal, estou procurando uma maneira *simples* e *prática* para gerar
pacotes Debian de alguns aplicativos (normalmente em java). O que eu
quero é realmente *bem* simples: basicamente só usar o controle de
pacotes para instalar/remover os arquivos que se encontram no pacote.
Para tanto, atualmente, uso o alien para me ajudar nessa tarefa. Monto
os arquivos de acordo com a estrutura que eu quero, compacto em um .tgz
e depois utilizo o alien em cima desse .tgz para me produzir um pacote
Debian.
Tenho certeza *absoluta* que essa não é a maneira correta de se fazer
isso, mas o que eu procuro, como disse antes, é uma maneira bem
*simples* de se gerar um pacote.
Só que eu gostaria de saber, se tem como eu "incrementar" mais um pouco
essa simplicidade (sem complicar muito, é claro), adicionando coisas do
tipo:

1) Especificar o author do pacote gerado
2) Especificar a descrição do pacote gerado
3) Permitir que algum arquivo deste pacote sobescreva outro (acho que é
pra usar o diversions, certo?)
4) E, *se não complicar*, uma especificação *mínima* de dependência.

Vejam que o objetivo maior é *simplicidade*. Assim pergunto: vocês
conhecem alguma forma ou material que permita fazer isso?

Agradeço a atenção,

--fx

http://br.mobile.yahoo.com/mailalertas/