scripts postinst com dpgk

Oi, pessoal! Tudo bem?

Estou com um probleminha com os postinst em pacotes Debian...
Tenho um script pós-instalação que consiste, basicamente, de wget e
dpkg. (Ele baixa arquivos .deb de repositórios não oficiais e os
instala em seguida).

O problema é que eu NÃO posso usar dpkg nos scripts encapsulados(pois
dá conflito com o synaptic/aptitude na hora de o usuário instalar meu
pacote...).

Não estou conseguindo encontrar alternativas para isso. =/
Alguém tem alguma idéia? A única coisa em que consegui pensar, porém
usarei apenas como último recurso, é desencapsular o script. Assim, o
usuário poderia baixar meu pacote e, ao fechar o gerenciador de
pacotes, baixar o script e executá-lo.

Abraço, e obrigada desde já!
Andrea