Re: problemas com sincronia de trabalho

On Tue, 21 Feb 2006, Caio Begotti wrote:
> Talvez alguns lembrem que eu estava mexendo nas novas versões do SpanDSP pro
> Debian. Enfim, mandei pro time pkg-voip tudo o que fiz. Não gostaram. Falaram
> que "CDBS é uma besta desconhecida" e que dificulta debugging e construção
> dos pacotes. Descobri que o chefão mor do pkg-voip é um DD há pouco tempo,
> então acho que opiniões imbecis como essa podem ser relevadas por enquanto.

Lamento te informar, mas muita gente acha CDBS uma porcaria mesmo. Não que
isso devesse fazer qualquer diferença. O fato do cara ser novo também não
quer dizer nada. Se eles removerem CDBS e trocarem para outra coisa, também
não quer dizer nada (quem está de fato mantendo o pacote é quem manda).

> O problema é que disseram que fizeram um "half sync" do que eu mexi, só que
> olhando o SVN deles vi que:
>
> 0. usaram o meu split do pacote de documentação e API
> 1. apagaram meu debian/rules com CDBS e xunxaram um padrão do debhelper lá
> 3. removeram meu nome do arquivo copyright (tinha um "updated by caio@ on")
> 4. tiraram qualquer menção ao meu trabalho do changelog

Ponto (1) é inútil, eles fazem o que quiserem a menos que o pacote esteja na
unstable e você seja o mantenedor oficial (não precisa ser devel para
isso...).
Ponto (3) é discutível, dependendo do quanto sobrou das tuas contribuições
no pacote).
Ponto (0) é fato, não problema... mas quero lembrar que separar docs do
resto é recomendado pela Debian policy e developers reference.

Já o ponto (4) é um problema.  Se ainda tem trabalho teu no pacote, eles tem
que respeitar seu desejo desse trabalho ser creditado no changelog.

Exija claramente (e polidamente, pelo menos no primeiro pedido) a menção de
seu nome em suas contribuições.  Se eles não colocarem, leve o assuto ao
debian-devel@l.d.o.  Mas acho bom estar bem embasado quando o fizer, porque
vai feder para todo o lado.

E quando o fizer, seja específico e limite-se ao problema em questão: suas
contribuições não estão sendo devidamente creditadas, quando você pediu que
elas o fossem.  Se for reclamar de qualquer outra coisa, faça em uma thread
separada (e de preferência, algum tempo depois).

> Na verdade parece que incorporaram algumas strigns minhas no changelog,
> mas eu como tendo sido mantenedor não-oficial do pacote por 4 versões
> upstream e cerca de 3 meses não foi mencioado em lugar algum. Eu fiquei
> puto.

Seu pacote estava na unstable (via sponsors), sim ou não?

Se a resposta for não, ninguém tem que mencionar nada a respeito de sua
manutenção não-oficial (mas certamente ainda precisam dar crédito a qualquer
trabalho seu que tenham usado).

> Não sei como reclamar de tudo isso ou se nem é mesmo certo reclamar disso.

A falta de crédito é motivo para reclamar sim.

> Pois bem, eu só mantinha a droga do SpanDSP pra poder trabalhar e uploadear
> meus pacotes Unicall e MFC/R2 de telefonia. Hoje no IRC vi que um deles do
> pkg-voip está mexendo nos pacotes do Unicall (não falou se no que eu fiz ou
> se do zero, mas suspeito que seja nos meus) e "estou de fora". Além de ter
> sido ignorado por semanas pra aceitarem as contribuições, parece que não
> querem mais um pro clube.

Seus pacotes estão na unstable ou não? Se não estão, sua situação para
exigir alguma coisa (fora o crédito pelo trabalho que fez *e* que eles
usarem no pacote) é precária.

Quanto a quererem ou não mais um para o clube, isso é questão de você se
acertar com eles.  Direito de exigir participação você só teria se o seu
pacote estivesse na unstable, e esse direito seria reforçado se você estiver
no processo de new-maintainer.

> Isso está certo? É assim mesmo que funciona incorporações de contribuições?

Não.  Mas é bom lembrar que NÃO incorporar contribuições é comum,
principalmente se quem estiver tomando conta do pacote --que está no
unstable-- preferir fazer de forma diferente.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond