Re: analise de pacotes atualizados (spandsp)

On Tuesday 31 January 2006 12:26, Gustavo Franco wrote:
> Considerando que o spandsp não possui nenhum bug reportado, portanto
> um NMU por si só não tem forte justificativa.

Possui pelo menos dois (sendo que um é grave e fechei, IMHO):

A versão atualmente no Debian não é só MUITO velha como também é cheia de bugs
e sem um monte de melhorias que o upstream fez. Chega a ser "doente" o cara
que usa o Asterisk PBX com essas versões...

> Digo isto, pois você fez bem mais do que uma alteração pontual para
> corrigir um bug, e merece o crédito. Além de parecer bastante
> interessado em continuar mexendo no pacote. Qualquer coisa, eu posso
> falar com alguém do VoIP Team se você precisar.

Eu conheço um que é bem ativo no VoIP Team e ele tem se interessado pelos meus
pacotes e alterações, e tá servindo como gateway e até agora tudo beleza.

Obrigado de qualquer forma, depois de conseguir os meus novos pacotes no
Debian eu vejo o passo seguinte.

> - Se você não distribuiu os pacotes anteriores, pode 'pular releases'
> e tornar o debian/changelog mais limpo, ou então você pode marcar os
> que não foram enviados para a Debian trocando 'unstable' por
> 'UNRELEASED'. Isto é só uma sugestão, claro;

Na verdade eu estava mantendo um repositório separado e algumas pessoas
estavam usando já em produção. Achei melhor manter a tradição.

> - Existem dois arquivos que não estão no tarball fonte, mas
> foram incluídos por engano (presumo eu) no .diff.gz, sendo eles:
> * config/config.guess.cdbs-orig
> * config/config.sub.cdbs-orig

Não sei o que houve pra eles irem no .diff.gz. Talve alguma limpeza que o CDBS
não fez, já que foi tudo automático.

> - Você deve atualizar o campo Standards-Version no debian/changelog
> para 3.6.2.2.

Eu comecei a empacotar o SpanDSP pensando nos meus backports do Asterisk PBX
pro Sarge, então usei o Standards-Version disponível e que outros pacotes
stable usam (recomendação do VoIP Team pra facilitar backports com a qual eu
concordo).

> - Você já pode usar compat 5, subindo a dependência do debhelper
> também para 5, mas como o 4 ainda não está 'deprecated' (somente o 3
> foi), não é crítico;

Ok, vou ficar de olho.

> - O lintian reclama do endereço antigo da FSF no debian/copyright e
> ele mesmo te informa o novo;

Uh... não tinha sido retornado esse erro aqui, vou vê-lo depois.

> - Parece que de maneira proposital o nome do pacote libspandsp1 não
> casa com soname da lib que é spandsp0. Eu penso que é proposital pq já
> houve um dia um libspandsp0 e a libspandsp1 conflita com ele. Sabe o
> pq disso? Se tiver um bom motivo, um "override" poderá ser adicionado
> ao pacote, para o lintian não gritar. :)

Segundo o VoIP Team foi devido a mudança de ABI do Asterisk e sugeriram
libspandsp1 mesmo, mas IMHO a mudança de ABI na verdade não chegava a
encostar no SpanDSP (posso estar errado). Vou ver o "override".

Quais opções usou no lintian? Aqui ele não reclamou disso também (sarge).

> - Em nenhuma das entradas que você adicionou ao debian/changelog você
> utilizou uma versão para NMU. Você até cita um NMU lá na primeira, mas
> não "versiona" adequadamente. O famoso -x.y. Qualquer dúvida eu
> explico em mais detalhes em outra mensagem;

Eu esqueci mesmo... mas de qualquer forma isso ficou "em aberto", pois não sei
se alguém do VoIP Team voltará a mantê-los ou se serei seu e, se for, como
farei os uploads. Achei que o commit no SVN deles e a manutenção nova seriam
rápidos de resolver, mas estão se arrastando, então acho que por enquanto
deixo "errado" mesmo.

--
Caio Begotti (caio1982)
http://caio.ueberalles.net