Re: openvpn-admin

Em Qua, 2005-12-28 às 12:53 -0200, Fernando Ike de Oliveira escreveu:
> Olá!

Opa!

> 	Bom, estou empacotando o openvpn-admin e estou mandando no anexo o dsc
> e o diff.gz para apreciação(críticas) da lista. ;)

Vamos lá =)

Primeiro, olhando o .dsc, alguns probleminhas:

1) Standards-Version é a última versão do Debian Policy Manual com o
qual o pacote está de acordo, não a versão dele. Procure por
"Standards-Version" na própria Policy para maiores informações. Imagino
que o lintian tenha alertado sobre isso, também.

2) Você tem duas Build-Dependencies no debhelper, acho que uma sobrou do
template do dh-make, ou qualquer coisa parecida.

Ambos devem ser consertados no debian/control.

Agora, indo para o .diff.gz:

debian/copyright
----------------

3) O endereço que você colocou no "It was downloaded from" não funciona,
o que é um problema, não somente mas também por me impedir de verificar
o pacote completamente.

4) Esse é mínimo, mas já que tem mais de um copyright holder, coloca
holder no plural. =)

debian/docs
-----------

5) Não precisa listar os documentos que você colocou lá dentro lá, o
cdbs já cuida de incluir esses arquivos pra você.

debian/README.Debian
--------------------

6) O que o seu README.Debian tem de informação útil? Se não tem nada pra
por lá dentro, remova-o. Pense que, se você mandar o usuário ler (read
me) coisa inútil várias vezes, ele não vai ler quando você precisar que
ele leia. =)

debian/openvpn-admin.menu
-------------------------

7) O longtitle tem problemas. "GUI interface configure OpenVPN": GUI já
é "Graphical User Interface", o "interface" que o segue não faz sentido.
GUI é algo muito geekish, usuários em geral podem não entender. Antes do
"configure" falta um "to" pra fazer um mínimo de sentido. Lembre-se que,
nesse tipo de situação, se você estiver em dúvida, pode enviar um e-mail
pra debian-l10n-english@lists.debian.org pedindo revisão ou até mesmo
sugestões. Eu sugiro "Graphical configuration tool for OpenVPN".

debian/rules
------------

8) Não precisa mover os cdbs-orig de volta no clean, o próprio CDBS faz
isso no buildcore.mk, que tá implicitamente incluído através do
debhelper.mk.

debian/changelog
----------------

9) Você está fechando um ITP que não foi aberto por você, sem notificar
ninguém, quando o propósito de um ITP é exatamente evitar duplicação de
trabalho. O mínimo que você poderia fazer era mandar um e-mail pro bug e
pro formorer e perguntar se você podia fazer o pacote.

Também, como um lembrete, o dpkg-genchanges só vai ler a última release
por padrão, então lembre-se de pedir ao seu sponsor que passe -v pro
dpkg-buildpackage para que o bug seja fechado efetivamente.

debian/control
--------------

10) A descrição do seu pacote viola tanto a Debian Policy quanto as
"Best practices for package descriptions" da Developer's Reference. Mas
além da formatação, tem um problema de informação também:

    - Coloque a informação mais útil e importante primeiro: duvido que
ser feito em mono se encaixe nessa categoria.
    - Está disponível pra Linux? O usuário sabe que sistema está usando.
Está disponível pra Windows? Quem se importa?! Funciona no Nokia 770?
Além da pessoa ver o que está na frente dela, garanto que ela vai ficar
com raiva se não tiver um Nokia 770 e você fizer ela passar vontade =D
    - Deve funcionar em toda plataforma em que o Mono funciona? Quem se
importa? Desde que funcione na minha, estou satisfeito (e se está no
arquivo Packages que o meu apt baixou, é porque funciona). =)
    - Tem uns probleminhas com o inglês também... lembre-se, a
debian-l10n-english é sua amiga, não tenha medo. =D

Eu tenho a impressão de que tem mais alguns problemas espalhados pelo
pacote, mas não dá pra ter certeza até eu conseguir o .orig.tar.gz, e eu
prefiro não citar sem ter certeza. Portanto, encerro por aqui a primeira
etapa da revisão. =D

Às ordens,

--
Guilherme de S. Pastore (fatalerror)