Pacote debian

Olá lista estou debianizando um pacote mas no meu makefile existe uma
linha que dá um grep em um determinado arquivo .. acontece que quando
excuto dpkg-buildpackage ele não reconhece a linha do grep e da
erro....

Tem mais nao pe so no grep quando tenho um if ou alguma linha de
programação no meu Makefile as mesmas não são lidas...

Existe algum local para eu colocar estas linhas de programação sei lá
tipo no rules ...
tentei colocar meu grep lá mas deus erro ...

Alguma dica?