Re: bugs no sarge testing: x, kde e gnome

Olá,

[Deixei você em cópia pois não sei se está inscrito na lista]

	Eu realmente não gosto de deixar mensagens nas listas
que participo sem resposta, a não ser mensagens de suporte
e/ou dúvidas técnicas.

cesarolivalemos wrote:
:: Boa noite.
:: Não participo com frequencia da lista de discussão, mas
:: como estou usando em definitivo a versão testing do
:: sarge e encontrei alguns bugs resolvi escrever.

	 Demoramos um pouco... o Sarge já virou stable. :]

:: O primeiro é, que ao reconfigurar o X como o xf86config
:: ou xf86cfg é gravado um arquivo no /etc/X11/XF8Config,
:: e não no que o sistema utiliza, que é o
:: /etc/X11/XF8Config-4. Provavelmete alguém já percebeu
:: isso e talvez tenha até corrigido, mas não custa nada
:: citar.

	Se não estou enganado esse é o comportamento das
ferramentas por questões de compatibilidade histórica.

:: Algumas (poucas) vezes o X inicia com uma resolução
:: (em FB provavelmente) MAIOR e a frequencia menor,
:: que a que eu utilizo (1024x768 em um monitor de 15"
:: 75Hz). É só reiniciar o X que volta ao normal

	O sistema de reconhecimento foi uma dos pontos
que mais foi melhorado, não sei se esse problema
espscífico foi resolvido.

:: Outro é no kde. Quando se inverte os botoes do mouse
:: para canhoto,  nem sempre funciona corretamente,
:: principalmente no painel. Meu mouse é um ps2 com
:: roda bem barato.

	Não sei nada a respeito. :(

:: Ao configurar o Kopete para o cliente icq, acaba
:: travando. tentei rodar o kopete no console pra ver
:: se dava alguma msg de erro, mas nao aparece nada.

	Há vários relatórios de problemas no pacote do
Kopete, não sei se esse é específico e/ou relacionado,
nem se já foi resolvido. :)

:: Instalando o gnome e o kde "na mão" após a instalação
:: básica, a inicialização tanto de um quanto de outro
:: era muuuuuuuuito lerrrrrrrrrrrrda.

	Muito estranho... teoricamente as instalações
são sempre por metapacotes e tasks.

:: Percebi tb que o nautilus e o konqueror, qdo executados
:: em um outro gerenciador (wmaker,por exemplo) estava
:: igualmente lento. Tive que instalar quase todas as
:: bibliotecas do cd 1 pra funcionar direito, mas no fim
:: das contas, não descobri qual das bibliotecas tava com
:: problema.

	Não me parece um problema específico, me parece
falta de algum tipo de recurso que auxilia nas tarefas
dessas ferramentas.

:: Pessoal é só!?! isso, espero que tenha escrito pra lista
:: certa e não tenha tomado muito o tempo de vcs co bobagens,
:: afinal sou leigo, ainda.

	De forma alguma, sempre que possível reporte
problemas, embora essa não seja a lista 100% correta, é a
mais próxima da idéia de reportar bugs. Se você precisar
tirar dúvidas técnicas use a debian-user-portuguese em
lists.debian.org.

	Abraço,

- --
// Felipe Augusto van de Wiel (faw) <felipe@cathedrallabs.org>