Localização no debconf

Pessoal,

tô tomando a maior porrada pra colocar o debconf com suporte a
localização num pacote que tô trabalhando. Segui os passos abaixo,
sugeridos por uma pessoa no #debian-mentors:

1) Criei meu template bbclone.template e coloquei no debian/

2) Criei o diretório po/ dentro de debian/ e o POTFILES.in com o
conteúdo "[type: gettext/rfc822deb] bbclone.templates" (sem aspas)

3) Rodei dentro de debian/ o comando debconf2po-update e recebi a
mensagem:
"WARNING: It seems that none of the files in POTFILES.in contain
marked strings"

4) Li a manpage do debconf-po e vi que os campos a serem traduzidos
devem ser marcados com o underline no início. Então segui o exemplo de
outros pacotes debian (olhei muitos...) e coloquei os underlines (_) no
início dos campos Description e Choices.

5) Rodei o debconf2po-update e agora ele não apresentou nenhuma mensagem
de erro, porém quando gero o pacote o lintian acusa os seguintes erros:

[...]
E: bbclone: select-without-choices bbclone/reconfigure-webserver
E: bbclone: no-template-description bbclone/reconfigure-webserver
E: bbclone: unknown-field-in-templates _choices
E: bbclone: unknown-field-in-templates _description
E: bbclone: no-template-description bbclone/restart-webserver
E: bbclone: unknown-field-in-templates _description
[...]

Mesmo assim fui testar o pacote e recebi as seguintes mensagens do
debconf durante a instalação:

[...]
Instalando bbclone (0.4.6-1) ...
debconf: Campo de template desconhecido '_choices', na stanza #1 de
/var/lib/dpkg/info/bbclone.templates
debconf: Campo de template desconhecido '_description', na stanza #1 de
/var/lib/dpkg/info/bbclone.templates
debconf: Campo de template desconhecido '_description', na stanza #2 de
/var/lib/dpkg/info/bbclone.templates
[...]

6) Verificando os fontes dos pacotes ssh e aide, percebi que eles
utilizam um arquivo de templates master (debian/templates.master) e um
arquivo debian/templates. O primeiro guarda os templates com marcações
(usando underline) e o segundo é um arquivo de templates que é o
'merge' de todos os idimas disponíveis no diretório debian/po/.

7) Procurei saber o porquê de maneiras diferentes de tratar isso e
encontrei essa mensagem:
http://lists.debian.org/debian-i18n/2003/07/msg00026.html

Fui então seguir esta sugestão. Funcionou tudo perfeitamente, exceto
pelo fato de eu ter que executar o "po2debconf debian/templates.master >
debian/bbclone.templates" na mão, visto que quando tento pôr isso no
debian/rules recebo a seguinte mensagem:

[...]
dh_testdir
dh_testroot
rm -f build-stamp configure-stamp
po2debconf debian/templates.master > debian/bbclone.templates
ERROR: File debian/templates.master does not exist ...exiting
make: ** [clean] Erro 1
[...]

(sim, o arquivo existe)

Resumindo, alguém pode me ajudar a fazer meu pacote ter suporte a
localização? :o) Eu juro que tentei fazer sozinho...

abraços,

--
Tiago Bortoletto Vaz
http://zadig.is.dreaming.org