Variáveis do ambiente

Caros amigos,

Existe algum pacote para editar/modificar/visualizar/adicionar as variáveis do ambiente no Debian? Se sim, poderiam dizer-me o nome do pacote?
Entretanto, tenho um outro problema que gostaria de pôr: se eu compilar os meus projectos em C num ambiente win32 com o DJGPP ( GCC para win32 ) obtenho ficheiros executáveis perfeitos que cumprem a sua função ( testei-os arduamente no Windows XP ). Se, no entanto, usar os mesmos ficheiros e makefile no Debian, o output que recebo é uma série de erros - variáveis indefenidas ou não declaradas ( nos ficheiros C ); parse errors; etc. Para ser franco não entendo: ambas as compilações usam o GCC; o debugger é tão intransigente e duro num caso como no outro; os ficheiros são os mesmos ( sem tirar nem pôr ); qual poderá ser o problema? Tentei compilar no Debian os ficheiros usando as livrarias do DJGPP, com a opção -I/root/djgpp ( para onde copiei as livrarias ) mas não estou certo que o compilador realmente tenha assumido que as livrarias do sistema estavam neste novo path - e os erros internos no programa principal ocorreram na mesma - penso eu que antes de recorrerem aos ficheiros de sistema..

Agradecia alguma ajuda. Este assunto é um pouco urgente.

Melhores cumprimentos,

Rui Fernandes