Instalação incompleta

Caros amigos,

Instalei hoje o Debian - usei apenas o primeiro CD indicado no site. Entretanto, tentei usar o "make" e o "gcc", e obtive a resposta que não eram comandos conhecidos ( acho estranho porque na configuração selecionei o "C development". Entretanto tanbém não encontro as mtools ( para usar o mcopy ). Não faço ideia se fiz algo de errado na instalação.
Como posso instalar estes pacotes? Como os instalo?

Desculpem a ignorância, mas sou mesmo um principiante.

Melhores cumprimentos,

Rui Fernandes