Re: [PROPOSTA] Time de empacotamento brasileiro

Oi Otavio,

On Tue, 14 Sep 2004 11:15:59 -0300, Otavio Salvador <otavio@debian.org> wrote:
> Olah pessoal,
>
> Irei tentar colocar nesse mail o que penso que seja interessante para
> nos e como penso que o time  poderia ajudar o Debian bem como todos
> nos brasileiros.

Agora senti firmeza, mas quando vi que seu tempo estava péssimo fiquei
até triste :o)

>  - Criacao do projeto Debian-BR Package Team no alioth:
>
>    Ele seria usado para guardar tanto as informacoes necessarias
>    (lista de discussao, lista com os commits, repositorio svn, ...)
>    onde todas pessoas que desejassem colaborar poderiam
>    faze-lo.
>
>    Claro, nao seria uma bagunca e o acesso a escrita no repositorio
>    seria dado para aqueles que comecassem a colaborar e tivessem um
>    bom nivel de qualidade nos patches.

perfeito.

>  - Montagem de um QA interno:
>
>    Isso seria um sub-grupo de pessoas que tem mais pratica em
>    empacotamento e entao verificariam os pacotes que estao no
>    repositorio quando estivessem prontos para o upload. Essas pessoas
>    seriam as responsaveis por agendar o upload do pacote por um
>    sponsor.
>
> Perguntas veem a nossa cabeca como:
>
>  - Quais pacotes esse time manterah?
>
>    Eu penso que todos pacotes relacionados a lingua. Por exemplo,
>    mozilla-locale-ptbr (que eu mantenho hoje) seria um otimo
>    candidato, paginas de manuais, pacote de liguas para o firefox, ...

Isso! É exatamente isso que tava faltando... Os pacotes de
documentação também seriam ótimos, geralmente são mais fáceis de
empacotar, nós aprendizes estaríamos aprendendo traduzindo-os e
colaborando para o aprendizado dos usuários brasileiros que não lêem
em inglês.

>  - Quem faria os uploads?
>
>    Todos os desenvolvedores tem o poder de fazer o sponsor do
>    pacote. O QA validaria o pacote para upload e entao colocaria o
>    mesmo em um diretorio especifico ou algo do tipo e que os DD
>    checariam para verificar se nao ha pacotes para envio pendentes.
>
>  - O que issos melhora?
>
>    Penso que muita coisa. As pessoas aprenderao como eh trabalhar em
>    grupo, verao discussoes de como resolver bugs e ainda poderao
>    colaborar quando acharem que estao prontas.

Sim, tenho tido uma experiência muito legal com o projeto
Debian-BR-CDD... É uma grande iniciação nesse mundo, apaixonante :o)

>    Alem disso, isso ajuda nos desenvolvedores porque poderemos com o
>    tempo dividir a carga dos pacotes com outras pessoas.
>
>  - Como decidimos se um pacote serah mantido pelo time?
>
>    Pacotes de interesse geral (lingua, etc...) penso que seja uma
>    necessidade. Outros pacotes podem vir sendo incluidos quando vermos
>    necessidade. Isso pode ser feito por meio de uma votacao.

Os mais experientes da equipe podem fazer uma lista inicial de pacotes
com prioridade alta.

>    Outro caso seria quando um desenvolvedor estah sem tempo para
>    manter seus pacotes e entao o time poderia assumi-los
>    temporariamente ateh o devel aliviar.

eheheh... DDs sempre estão sem tempo :o))) é um trabalho árduo, eu
sei. Daí vem a pergunta, quais DDs estariam dispostos (e disponíveis)
a tocar pra frente esse projeto hoje? Acho que se uns 3 se empenharem
dá pra começar.

> O que acham?

Pode contar comigo na logística da coisa (sítio, logotipo, pitacos, e
mais tarde nos empacotamentos)

abração!

--
Tiago Bortoletto Vaz