Re: O fim das acusações feitas aos DD´s ontem na lista! (por minha parte)

Em Wed, 18 Aug 2004 10:20:43 -0300 (BRT), "Rodrigo Tadeu Claro"
<rlinux@cipsga.org.br> escreveu:

> R. Quando quiz dizer isso, foi em função a uma resposta dada pelo amigo
> kov ao Tiago que estava se pré-dispondo a ajudar no projeto mas que disse
> que era novato. O kov respondeu de uma forma que considero DURA quando se
> referiu a este como NOVATO. Acredito que ele não tenha tido esta intenção
> mas me pareceu algo pejorativo. Perdoe-me kov se estiver interpretado de
> forma errada.

Não sei onde você me viu falando que o Tiago é NOVATO. De qualquer forma,
não vejo nada de mal em dizer isso... eu sou novato em um trilhão de coisas,
ele é novato em empacotamento Debian mas tem grande potencial na minha
opinião. De qualquer forma... acho que você não leu meu email direito.

Vamos rever contexto? Mensagem do Tiago e minha resposta:

  > Acho que comecamos a ter a necessidade de um time de manutencao de
  > pacotes. Um Debian-BR Package Team ou algo do genero para mantermos
  > pacotes especificos.
  >
  > O que acham?

  Acho uma ótima idéia! Acho também que amadores são bem-vindos, Tiago, mas
  acho que só devem ser aceitos depois de terem colaborado por algum tempo
  com  patches para essa lista.

Depois dessa mensagem houve o seguinte:

  > Mas o que seria "serem aceitos"? Eu pensei em ter acesso de leitura
  > aos fontes no repositório pra estudar, e acompanhar as discussões.

  Isso todo mundo vai ter, não vejo por que não. Estou dizendo ter acesso de
  escrita. No GNOME Team vários dos membros do time (acho que a maioria) são
  não-desenvolvedores e têm seus pacotes sponsorados pelos membros que são
  devels, mas todo mundo tem acesso de escrita no svn.

Então eu faria duas perguntas a você, Rodrigo: onde eu chamei o Tiago
de NOVATO, e onde fui duro? Uma terceira ainda... você implica que eu
disse ao Tiago que não poderia ajudar por ser novato... onde viu isso?

> 2) Relatei meu interesse em ajudar no *Debian manpages-br team* proposto
> pelo kov, e falei que seria legal dividir as responsabilidades.

Foi proposto pelo Otávio. Acho que você realmente não presta atenção
nas coisas.

> que quando propus a formação/delegação de responsabilidades foi exatamente
> uma tentativa de coordenar melhor os trabalhos (isso serve como resposta
> também ao amigo macan), não que os DD´s não levassem o trabalho à sério, e
> ainda, em momento algum duvidei da responsabilidade que ambos tem com o
> projeto, contudo, em hipótese alguma quiz começar uma GUERRA sobre este
> tópico, principalmente entre os DD´s.

Não tem guerra nenhuma. Tem uma questão muito prática: não tem por que
fazer isso. E eu questiono sua capacidade de gerenciar um processo desses
por não ter experiência alguma nesse campo.

O Gustavo Montesino, o Otávio, fatalerror trabalham em times, mas você
sempre tem essa mania de querer dar uma de coordenador. Antes é melhor
fazer alguma coisa.

> 3) Disse também sobre os DD´s (lembrando-se que não falei sobre todos) que
> eles pareciam FILHINHOS DE PAPAI.

Sem comentários. De quem você falou, então?

Eu também perdi meu pai... com 6 anos, e não vejo onde isso se encaixa
na nossa discussão.

> 4) Disse ainda que o kov não tinha EDUCAÇÃO, devido as respostas DURAS que
> ele me deu na lista.
>
> R. Continuo achando suas respostas DURAS, acho que não merecia isso pois,
> como ele mesmo mostra "Desafiando-me" a dizer o que eu já fiz para o
> Debian e pelo o Debian em público não considero legal. O que tenho a dizer
> é que perto dele, fiz praticamente nada, mas esclareço que sou do tipo

E você acha muito justo fazer as acusações que fez, e postar mensagens
com copyright maluco, e distorcer palavras dos outros, então, né?

Minhas respostas são duras sim, e isso não tem nada a ver com ter educação
ou não. Não vou passar mão na cabeça, that's all.

> Contudo kov, eu, mais do que ninguém, sei que vc defende a *democracia*
> (haja visto o processo de reestruturação do www.debian-br.org para um
> wiki), o qual, inicialmente fui contra! Achei que ia virar uma BAGUNÇA e,
> mais uma vez fui surpreendido.

Não é exatamente uma defesa da democracia... eu não sei se ainda acredito
em democracia. O que me parece é que democracia, ainda mais democracia
representativa é uma burrice...

Estou mais pra autocrata e meritocrata que pra democrata.

> Em especial ao amigo Fatalerror que mais uma vez demonstrou grande
> sabedoria nas respostas e que segundo o próprio kov, conhece o Debian
> melhor do que ele. Saiba que considero-o como um grande amigo.

Eu disse 'quase melhor que eu' pra você no IRC... você consegue distorcer
até as pequenas coisas ;)

O que estava falando do fatalerror é que ele, assim como o agney e
o Gustavo Montesino são exemplos de que a comunidade Debian é aberta,
e não o contrário. Eles tão indo pra frente com esforço próprio,
e participando de times, inclusive.

O damog, que está puxando o projeto de construção de um 'Debian Control
Center' não é devel, e o agney trabalha com ele proximamente, porque
mantém atualmente o gkdebconf que eu iniciei anos atrás e confiei a ele
depois de um tempo.

Onde você vê coisas fechadas nisso? Eu não reconheço sua capacidade
técnica até ter visto pacotes e patches seus... e não reconheço que você
conhece o projeto Debian ao ver esse tipo de acusações... quer confiança?
Faça por merecer...é simples. Slides não me convencem.

--
Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org>     | http://beterraba.no-ip.org/~kov
  Debian Developer: http://www.debian.org/ | http://www.debian-br.org/