Re: Desisti

Em Tue, 29 Jun 2004 15:28:55 -0300 (BRT), "Tiago Bortoletto Vaz"
<tiagovaz@im.ufba.br> escreveu:

> valeu kov. Com o helloworld aprendi bastante coisa. Acho que a principal
> foi sacar a árvore de execução que o dpkg-buildpackage gera. Depois dei
> uma fuçada no rules do hello-debhelper e tentei entender cada linha.
> Entendi quase todas. Ainda não sei onde o programa usa o arquivo build que
> ele cria no alvo build e apaga no clean. E também não entendi ainda o que
> deve realmente estar no .PHONY mas já andei bastante :o)

Isso é tudo conhecimento genérico de Makefile. Cada uma das linhas do
tipo:

coisa:
	comandos

são alvos. Quando o make calcula dependências ele procura 'construir'
um alvo (gerar um arquivo a partir de fontes). Isso significa que uma
forma de dizer que um alvo já foi executado e não precisa ser construído
é criar um arquivo com o nome dele.

O jeito mais normal é você ver isso:

build: build-stamp
build-stamp:
	bleh bleh
	touch build-stamp

Quando build-stamp termina, ele cria um arquivo com seu nome. Ou seja,
o "alvo" (leia arquivo) build-stamp foi "construído". Se o 'build' for
chamado de novo, o make vai ver que um arquivo build-stamp já existe
e que é mais novo que o makefile e não vai executar as regras daquele
alvo.

É interessante ler mais sobre make, até pra entender o PHONY entre outras
coisas. aptitude install make-doc =).

Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org>     | http://beterraba.no-ip.org/~kov
  Debian Developer: http://www.debian.org/ | http://www.debian-br.org/
  Brazilian GNOME Translation Effort: http://gnome-br.sourceforge.net/