Re: Sobre nomeação de pacotes de libs...

André Ferraz <deferraz@terra.com.br> writes:

> Salve galera beleza ! =D

Ola,

> Resolvi mandar essa pergunta aqui na d-d-p por se tratar de um
> assunto bastante conhecido pelos developers daki...
>
> Gostaria de saber pq alguns pacotes na sid costuma ter o prefixo
> c102 nelas.... ja vi em um numero consideravel de pacotes ao longo
> do meu uso com a debian...

Bom, os pacotes do woody foram compilados com o gcc-2.95 e no sid
precisava-se criar uma forma de migrar para a nova ABI (Application
Binary Interface) do g++-3.2 sem que isso fosse um problema e
quebrasse varios aplicativos durante o processo. A forma adotada foi a
mudanca do nome do pacote para nomelibc102 porque c102 eh a versao da
ABI nova.

> Seria apenas para um fato de curiosidade, hoje fui procurar a lib
> qt3 e tb esta como libqt3c102 nela...

Sim, todas libs C++ sofreram esse processo. Quando uma nova versao
(que altere o so version) for lancada, pode-se remover esse sufixo.

Espero ter ajudado.

[]s

--
        O T A V I O    S A L V A D O R